Caldeirão Político

VEREADORES

As mais apimentadas referências às eleições de outubro deste ano estão entre os partidos que já pensam em 2026. Comentando alto: em 2026, os candidatos majoritários — Presidência da República, governos estaduais e Senado Federal — imaginam o número de vereadores que terão ao seu lado, como cabos eleitorais, contando — é claro —com os prefeitos e os vice-prefeitos eleitos. Mas os vereadores, eleitos ou não, constituir-se-ão em bastão perfeito para a campanha.

 

DESPERDÍCIO — I

O suplente de vereador José Carlos Magazine — alinhado no apoio ao pré-candidato a prefeito Alex Madureira (PL) — é funcionário dos mais antigos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Conhece bem a autarquia e sabe muito sobre o preciso líquido, como todos chamamos a água. Ele defende um projeto de capitação no Tietê, o lendário rio dos Bandeirantes paulistas.

 

DESPERDÍCIO — II

Um detalhe, porém, este idoso e cansado Capiau anota: se não for resolvido o desperdício de água tratada (leia-se encanamentos), o projeto do dedicado José Carlos Magazine, com apoio do deputado estadual Alex Madureira (PL), pode captar água no Rio Paraná ou no Araguaia ou no Amazonas, que não será possível suportar tantos vazamentos pelas ruas da cidade. Ora, por um motivo; ora, por outro motivo. Pelo jeito, já estamos indo para os 60 por cento de perdas.

 

CÂNCER INFANTIL — I

Em sua primeira reunião de 2024, realizada na tarde do último dia 7, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deu aval a 124 proposituras, que agora serão avaliadas pelas demais comissões permanentes da Casa. Entre elas, está o Projeto de Lei 1525/2023, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), que propõe a instituição de uma campanha educativa permanente de conscientização sobre o câncer infantil.

 

CÂNCER INFANTIL — II

O câncer é a maior causa de morte de crianças e adolescentes no Brasil, com uma média superior a dois mil óbitos e oito mil diagnósticos por ano; o índice de cura é de, aproximadamente, 65% dos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O objetivo do projeto é orientar a população e facilitar a identificação do que pode significar uma doença oncológica. “Infelizmente, muitas crianças iniciam tratamento já com a doença avançada. Por isso, é fundamental que os pais tenham informação para dar atenção às queixas dos filhos, principalmente, quando são recorrentes. Se diagnosticado nos primeiros sintomas, o índice de cura do câncer chega aos 85%”, explica Carlos Cezar.

 

POSSE — I
O novo diretor acadêmico da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Marcelo Socorro Zambon, toma posse na próxima segunda-feira 19. Nos bastidores-corredores, comenta-se que ele representa uma nova geração que deve oxigenar a instituição pelos próximos 4 anos.

 

POSSE — II

Respeitado pelos alunos e conhecido pela mentalidade inovadora e tecnológica, Zambon deve implantar novas metodologias ativas em sala de aula para aprimorar a relação entre alunos e professores, além de promover uma aproximação maior com o mercado empresarial e assim garantir a longevidade da EEP.

 

POSSE — III

A expectativa é que assim a EEP, uma das unidades educacionais da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), acompanhe as mudanças que estão acontecendo no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

 

POSSE — IV

A mentalidade de Zambon inclusive se identifica em muito com o jeito de agir do diretor-executivo da Fumep, prof. Renato de Albuquerque Ferreira, que tem se destacado pela aproximação com a indústria e comércio local, visando oferecer treinamento e qualificação para o tipo de mão de obra que eles mais necessitam.

 

RECONHECIMENTO

O professor Milton Rontani Júnior, coordenador do curso de Engenharia Civil da EEP, entregou um Termo de Reconhecimento pela trajetória profissional à Lígia Marta Mackey, ex-aluna da instituição, que se tornou a primeira mulher a presidir o Crea/SP. À esquerda está a aluna Ana Larissa Pereira Miranda Correia do curso de Engenharia Ambiental da Unesp.

1 comentário em “Caldeirão Político”

  1. Bom dia
    Outro erro imperdoavel……

    Ele defende projeto de capitação no Rio Tiete.

    Sr estagiario, não seria
    CAPTAÇÃO????

    Volta pra escola …….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima