Caldeirão Político

CULTURA COREANA

Na tarde de ontem (7), o deputado Alex Madureira esteve em audiência com Chel hong Kim, diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, e Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia Criativa do Estado de São Paulo. Na pauta do encontro, que aconteceu na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o diretor do Centro Cultural Coreano solicitou apoio para realização de uma exposição de artes coreanas. Aproveitando a ocasião, convidaram a secretaria para conhecer o centro cultural e participar de um dos eventos do calendário 2024. Na foto: Dong Hyun Lee, Roberto Cho, Chel hong Kim, Marilia Marton, Alex Madureira e Raphael Santana.

 

CONTAS

Os políticos com mandato já começam a prestar contas. É o caso do vereador Acácio Godoy (PP) que, na região do Bairro Campestre, enviou folhetos bem impressos, papel especial, com anotações das proposituras aprovadas da Câmara e enviadas à Prefeitura. Além de um resumo, as fotos do “antes” e do “depois”. É outubro de 2024 nas ruas. Acácio está no PP (Partido Progressista), o mesmo do prefeito Luciano Almeida.

 

VICES — I

Uma vez postos os nomes das candidaturas majoritárias para prefeito, como pré-candidatos, a corrida agora é para ajustar os nomes dos pré-candidatos a vice. Este idoso e cansado, um pouco atento Capiau, já consegue enxergar sinais dos pré-candidatos a prefeito, como o publicado ontem na primeira página deste matutino: a fotografia do deputado Alex Madureira (PL) recebendo as bençãos do Bispo Dom Devair, ao lado do amigo Erik Gomes, presidente do Simespi. Seria a chapa já abençoada?

 

VICES — II

Outros nomes estão sendo cortejados pelos pré-candidatos a prefeito. Tem um especificamente que é considerado o nome dos sonhos, disputado por dois pré-candidatos, tanto da esquerda como da direita. Seria o vereador Paulo Campos (Podemos), declaradamente pré-candidato a prefeito?

 

VICES — III

Situação bem parecida é da titular da Sema, Nancy Thame (PV). Seu partido fará coligação com o PT, sendo um excelente nome para a pré-candidata Professora Bebel? Esse idoso e cansado Capiau jamais imaginou uma chapa com duas mulheres candidatas a prefeita e vice, e sempre defendeu uma mulher para a cadeira do Centro Cívico.

 

VICES — IV

Outro nome que está sendo cogitado é do ex-deputado estadual Roberto Moraes, cujo partido Cidadania pode fazer coligação com o PSDB. Inegável que seria uma chapa forte, com dois nomes com muita capilaridade e experiência política. A soma do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e do ex-deputado Morais (Cidadania) não seria pouca.

 

VICES — V

Em eleições passadas, ser convidado para vice de Barjas era algo muito aguardado, com muita especulação, desta vez este idoso e cansado Capiau já não vê muitas surpresas quem fará dobradinha com o ex-ministro da Saúde de FHC. E, dependendo dos nomes que os candidatos Helinho Zanatta (PSD) e Luciano Almeida (PP) escolherão para compor como vice, poderá ser fator determinante para a vaga no segundo turno.

 

IDEOLÓGICO

Por outro lado, um analista mais antigo do que este Capiau lembrou que, se a disputa for ideológica — como se fossem bater chapas o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), uma coisa fica certa: a disputa, em Piracicaba, seria entre a Professora Bebel (PT) e Alex Madureira (PL). Pelo que parece, dificilmente, sairá desse ritmo, já que o eleitorado vem dividido desde outubro do de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima