Caldeirão Político

SAPUCAIA HOMENAGEADA

Membros da velha guarda da Banda da Sapucaia que foram homenageados pelo mandato popular da deputada estadual Professora Bebel.

 

EM ALTA — I

A EEP, Escola de Engenharia de Piracicaba, voltou a ocupar posição de destaque com a posse da nova diretoria do Crea-SP. Tanto a presidente, como o seu vice-presidente, Lígia Marta Mackey e Luis Chorilli Neto, respectivamente, são ex-alunos do curso de Engenharia Civil da EEP.

 

EM ALTA — II

Some-se isso ao fato de que a professora Zezé Zagatto, também oriunda do curso de Engenharia Civil da EEP, foi empossada como Conselheira do Crea-SP, uma entidade que congrega mais de 350 mil profissionais e 95 mil empresas.

 

EM ALTA — III

Vale lembrar que a EEP, uma das unidades educacionais da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), foi uma das primeiras faculdades de engenharia do país, oferecendo o curso de Engenharia Civil desde 1969 e ajudando a formar mais de 3 mil profissionais desde então.

 

PRD: OPÇÃO — I

A cidade de Piracicaba já conta com o Partido da Renovação Democrática (PRD), legenda que é fruto da união entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota. Nas eleições de 2020, o Patriota elegeu dois vereadores.

 

PRD: OPÇÃO — II

O partido na cidade passa a ser presidido por Felipe Cypriano, tendo como vice-presidente o advogado Fábio Furlan. A secretária-geral é Caroline Roncato, tendo Mario Firmiano como secretário-executivo e Samir Cristiano de Oliveira como 1º secretário. Já a tesouraria-geral é comandada por Janaína Villanova, que tem Alzira Rodrigues Novaes como 1ª tesoureira.

 

PRD: OPÇÃO — III

Felipe Cypriano ressalta que o partido hoje tem em seus quadros o vereador Anilton Rissato, mas que a meta da legenda é fazer uma bancada de dois a três vereadores nas eleições deste ano. “Queremos e iremos trabalhar para ter uma chapa forte para a Câmara, pois o Legislativo é fundamental para que a cidade caminhe, para que avance. Pelo Legislativo passam as principais leis da cidade. Sejam elas propostas pelos vereadores ou pelo próprio poder Executivo. Nós do PRD queremos ter uma presença forte na Câmara e ajudar a transformar a realidade dos piracicabanos”, ressaltou.

 

PRD: OPÇÃO — IV

Sobre a candidatura majoritária, Felipe destaca que, na cidade de Piracicaba, o partido tem um diálogo bem avançado com o deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), ex-prefeito de São Pedro e Charqueada, que é aventado como possível pré-candidato ao Executivo piracicabano. “Conhecemos há tempos o trabalho que Helinho desenvolve como uma liderança regional, principalmente a gestão primorosa que fez em São Pedro. Acredito que a cidade pode ter um novo projeto político que seja alicerçado em uma liderança experiente. Hoje vejo que esse projeto liderado pelo Helinho é o melhor, por ser o novo com experiência, que traz novas ideias e projetos para nossa cidade”, disse o presidente.

 

AVANÇADO

Quando se comenta que está avançada a conversa, em política, significa — em palavras simples deste idoso e cansado Capiau — que os entendimentos estão além do que é normal, está se definindo cada vez mais. Porém, como política está mais para as nuvens do que para o solo, ora estão de um jeito de um lado, ora estão de outro jeito de outro lado. Fazer o quê?

 

CAFÉ — I

No programa “Café co Dorfo”, no Portal Nova 15, semana passada, o entrevistado foi o pré-candidato a prefeito pela possível coligação formada por PL, Republicanos, União Brasil, PDT (por enquanto?), Alex Madureira, sempre cordial, não escapou das estocadas dos entrevistadores, Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin.

 

CAFÉ — II

Sobre a presença do presidente Bolsonaro na cidade dia 2 de março, informou que a responsabilidade pela organização do evento ficará a cargo do diretório estadual do PL, que já solicitou que o evento seja em local fechado, com possibilidade de controle de entradas, entre outras particularidades exigidas pela segurança. O ex-presidente também passará pelas cidades de americana e Santa Barbara D’Oeste.

 

CAFÉ — III

Alex informou também que, pela legislação, o evento não poderá ser realizado em locais públicos, como o estádio ou ginásio de esportes, Engenho Central, entre outros e, por isso, a necessidade de definir um local seguro. Clubes sociais? Espaços de festas? As alternativas não são muitas na cidade. Mas a comissão local está tomando providências. E o tempo é curto para as definições. Precisa, sim, de segurança.

 

CAFÉ — IV

“Será um momento histórico para nossa cidade”, definiu Madureira durante o programa, entendendo que sua pré-campanha a prefeito será bastante alavancada na cidade, tornando-o ainda mais conhecido do eleitorado local. Para além dos convidados que “couberem” no espaço a ser definido, seus correligionários pensam também em uma aparição pública, em local também a ser definido. E haja gente na fila para fotos com o ex-presidente, para seus santinhos de campanha. Só no grupo de Madureira há expectativas em torno de 130 candidatos a vereador neste ano.

 

CAFÉ — V

Provocado pela vitória do seu São Paulo sobre o Corinthians na noite anterior a do programa, Alex falou que “meu time de coração, desde criança é o XV”, mas contou uma história sobre uma aposta que fez com um amigo corintiano, que o levou à Arena Neoquímica, com uma camisa do Corinthians, ele que é são-paulino, debaixo do moletom.

 

CAFÉ — VI

Quando o timão fez o primeiro gol no jogo, ficou mudo. E queria ‘explodir” de alegria quando o São Paulo empatou no final do jogo. Mas Alex foi contido pelo amigo corintiano. “Estamos no meio da Gaviões, meu caro!” lembrou, apreensivo. Alex conteve o grito de gol… E só explodiu de alegria depois, quando já estavam bem longe do estádio.

 

DIMAS — I

O conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), será relator do processo que analisará a prestação de contas do segundo ano de mandato do Governador Tarcísio de Freitas, que é de 2024. A escolha foi feita com base na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Corte de Contas paulista.

 

DIMAS — II

A emissão de parecer sobre os demonstrativos do Chefe do Executivo é de competência do TCESP, que, como órgão de controle externo, realiza, sempre no ano seguinte ao encerramento do exercício, uma análise geral e técnica sobre a gestão financeira e a execução do orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima