O vereador Gustavo Pompeo (Avante) fiscalizou, na tarde desta quarta-feira (31), a qualidade da obra em execucação na avenida 1º de Agosto. As intervenções começaram em 4 de janeiro e estão na fase da aplicação do pavimento de concreto. Elas contemplam a troca do modelo de pavimentação asfáltica.
O parlamentar conversou com os trabalhadores e encarregados da empresa prestadora de serviço para entender como o trabalho está sendo executado e de que forma está sendo garantida a qualidade do pavimento em aplicação.
Pompeo acompanhou os testes que estão sendo realizados no concreto, quando da chegada de um dos caminhões na obra. Durante um dos testes, o parlamentar percebeu a seriedade na execução do serviço, pois, em um primeiro teste realizado pela empresa, o material apresentou muita quantidade de água, o que segundo o encarregado da obra pode prejudicar a qualidade do produto aplicado no solo.
Após ter sido reprovado o concreto no teste, Gustavo acompanhou a equipe fazendo os ajustes no material, que durou cerca de 20 minutos. Um novo teste foi realizado e apresentou o resultado esperado, com o aumento da viscosidade do concreto. Segundo o parlamentar, foi visível a diferença do material após a correção executada pela equipe.
Para cada caminhão que chega à obra, antes da aplicação do concreto no solo, uma série de testes é realizada para garantir a qualidade do material. Amostras ficam guardadas e são rompidas após três, sete e 28 dias, a fim de verificar se o material mantém a qualidade testada no local da obra.
O concreto apresenta em sua composição algumas fibras, cuja principal função é aumentar a resistência do material, evitando o rompimento e a abertura de buracos no modelo de pavimento. Pompeo tem acompanhado diariamente o trabalho da equipe, fiscalizando todas as etapas que estão acontecendo na avenida.
“Com a instalação desse novo modelo de pavimento, o trânsito vai fluir de modo mais continuo”, disse Pompeo. O parlamentar acredita que a obra irá melhorar a vida do cidadão piracicabano que faz o uso da via e destaca que no local existiam muitos buracos, além de obras de recape que há todo momento provocavam a interdição de uma das faixas e os famosos borrachões, que sempre atrapalhavam o trânsito.