Caldeirão Político

TEMPLOS RELIGIOSOS

Na quarta (31), o presidente da Associação de Religiosos de Matrizes Africanas de Piracicaba (ArmaPir), Pai Ronaldo de Xangô (direita), reuniu-se com o chefe de atendimento da Delegacia da Receita Federal, Marcos Petri, em uma iniciativa que visa fornecer suporte e esclarecimentos cruciais para sacerdotes e sacerdotisas que buscam o registro legal de seus templos. AAA???

 

VANESSA

A vereadora Vanessa Botam, em Rio das Pedras, está comemorando a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra do Partido Liberal (PL), à Região de Piracicaba, pois está incluída manifestação de apoio à sua candidatura a prefeita da Cidade Doçura. O mesmo que fará, em Piracicaba, para o pré-candidato do PL local, deputado estadual Alex Madureira.

 

LOCAIS

O presidente Lula (PT) agiu rápido com a sua comunicação, abandonando o programa “Conversa com o Presidente”, cuja audiência estava ruim. Agora, prioriza as rádios locais — espera-se os jornais e revistas locais também, assim como as tevês — para entrevistas sobre temas específicos. Aliás, os governos precisam entender mais o que o tema no contexto. Só isso.

 

REDES

O programa “Conversa com o Presidente” era conduzido pelo jornalista Marcos Uchoa, da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), e era distribuído pelas redes sociais. Bom é que a equipe de comunicação dos governos — não só do presidente Lula — compreendam que as redes sociais são, sim, parte, e não o todo no processo de comunicação. O que a deputada estadual Professora Bebel (PT) faz é um bom exemplo.

 

ERRO

O “ministro” Miromar Aparecido Rosa, o Miro, é o segundo tesoureiro do PSD e não PSB, como saiu ontem nesta coluna. Foi erro do Capiau, idoso e cansado, que pede desculpas pela falha. O jornalista faz parte da Comissão Executiva do Partido Social Democrático (PSD) cujo presidente é o deputado estadual Helinho Zanatta, pré-candidato a prefeito.

 

HISTÓRIA

Aliás, o “ministro” Miromar Aparecido Rosa, o Miro, tem antiga história com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Hoje no PSD, com Helinho Zanatta pré-candidato a prefeito, Miro lembra que, no começo de 2005, pertenceu ao PSB e, definitivamente, teve que sair a pedido do então vereador Gustavo Herrmann, que foi presidente da Câmara Municipal, e fazia oposição ao então candidato a prefeito Barjas Negri (PSDB, onde está desde lá).

 

PSB

Por outro lado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) é presidido em Piracicaba por Mário Neto, que ainda não definiu seu pré-candidato a prefeito. Até agora, sabe-se que forma um trio com o MDB, presidido por André Augusti, e com o PDT, presidido por Max Pavanello.

 

ÁGUA

O vereador Pedro Kawai (PSDB) tem certeza de uma coisa: até 5 de abril, quando serão definidas as candidaturas para prefeito, vice e vereadores, muita água vai rolar. As pontes serão pequenas para tantos rios de discussões e acomodações políticas. “Teremos muitas novidades”, garante o vereador tucano Kawai.

 

PRAÇA — I

Com relação ao “ex” ministro Miromar Aparecido Rosa, quando esteve no Governo do PSDB, agora filiado no PSD, provavelmente não terá o mesmo papel que teve antigamente, pois as cartas no mandato do deputado Helinho Zanatta (PSD) são dadas, normalmente, por Clóvis Vaz Filho, antigo no setor de marketing e político. Natural isso. A praça política deu comentário ontem (31), fervendo o Caldeirão Político. E não há, ainda, batata na chaleira.

 

PRAÇA — II

A importância que Miromar Rosa teve durante a Administração do prefeito Barjas Negri — há que se reconhecer a competência e ética do antigo jornalista de Mogi Mirim — não era uma relação apenas “ministerial”, mas de confiança e amizade por tantos anos de caminhada. Mas o barco segue e as pessoas vêm e vão. Cada eleito, claro, saberá escolher sempre um “ministro”, ou “primeiro ministro”. Eis o momento que se encontram as batatas na chaleira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima