Durante o evento, prefeito Luciano Almeida anunciou parcerias com o Pecege e a USP de Ribeirão Preto para capacitação dos discentes
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, formalizou na segunda-feira (29) a parceria com o programa MenteInovadora, da empresa Mind Lab, com a realização de uma formação destinada a aproximadamente 1.300 professores da Rede Municipal de Educação. O evento ocorreu no Anfiteatro do Pecege, com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Educação, Bruno Roza, e do presidente do Pecege Pedro Marques.
Durante o evento, o prefeito Luciano Almeida anunciou uma parceria entre o Pecege e a SME, que irá oferecer cursos de pós-graduação aos professores da Rede Municipal. “É com satisfação que anuncio essa importante parceria, que fortalece o nosso compromisso contínuo com a educação e a atualização constante dos nossos professores. O investimento no conhecimento é um caminho essencial para fortalecer nossa base educacional e preparar as futuras gerações para os desafios do mundo contemporâneo.”
O secretário de Educação, Bruno Roza, anunciou que a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da USP de Ribeirão Preto, liderada pelo prof. Dr. Mozart Neves Ramos, continuará o trabalho em Piracicaba, tendo como próximo passo o levantamento de informações para elaboração de um diagnóstico da Rede Municipal de Educação, seguido de formação para os professores.
“Gostaria de destacar a relevância da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira em nosso contexto educacional. Com o apoio do professor Mozart, vamos iniciar um processo de levantamento de informações para elaboração de um diagnóstico que contribuirá para a implementação de ações assertivas na educação.”
Mozart Neves, conselheiro da Mind Lab e professor da USP, ministrou uma palestra para educadores sobre o investimento nas habilidades do século 21. Ele provocou a reflexão “Para qual futuro estamos educando nossos alunos?” e promoveu reflexões acerca da necessidade de se promover uma educação integral, que incorpore no currículo escolar as chamadas competências socioemocionais, tais como criatividade, pensamento crítico, colaboração e perseverança.
O Head de Produtos e Serviços da Mind Lab, Thiago Zola, compartilhou como o programa atuará no cotidiano das escolas, explicando sobre o uso dos materiais dentro das salas de aula.
ESCOLAS – A partir de 1º de fevereiro, com o início do novo ano letivo, quase 22 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, das 124 escolas da Rede Municipal de Educação, serão impactados pelo programa, que tem como objetivo a redução das desigualdades educacionais a partir do desenvolvimento de competências socioemocionais.