HBP via Holep – Santa Casa e Instituto de Urologia farão mutirão de cirurgias este mês

Médico urologista Annuar Chaguri. Crédito: Divulgação

 

 

Objetivo é alertar a população masculina sobre essa condição e exemplificar as opções de tratamento mais modernas; será dias 25 e 26

 

 

 

A HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), conhecida como “próstata aumentada” é uma condição que afeta a qualidade de vida de muitos homens, principalmente após os 50 anos. Compreender e tratá-la é importante para recuperar a qualidade de vida e prevenir complicações. No sentido de alertar a população masculina sobre essa condição e exemplificar as opções de tratamento mais modernas, nos dias próximos 25 e 26 de janeiro, a Santa Casa de Piracicaba em parceria com Instituto de Urologia (IUP) realizará seis cirurgias pelo SUS utilizando a avançada técnica chamada Holep.

Essa iniciativa, segundo o urologista Annuar Chaguri, oferece uma solução eficaz e segura para os pacientes. “O Holep é um procedimento cirúrgico inovador que utiliza o laser de holmium para a remoção completa do adenoma prostático (glândula interna da próstata). Diferentemente de outros métodos, como a RTU (ressecção transuretral da próstata), o Holep enucleia a próstata, obtendo melhores resultados funcionais e também mais duradouros quando comparados com outras técnicas cirúrgicas, proporcionando ainda redução do risco de necessitar de nova cirurgia no decorrer da vida”, explica.

PROCEDIMENTO — O procedimento Holep funciona da seguinte forma, de acordo com Chaguri: “após anestesiar o paciente, um instrumento com uma câmera é introduzido  pela uretra, o que permite que o cirurgião visualize e utilize o laser de holmium para enuclear a próstata. A parte da próstata que está aumentada é retirada por completo sem a necessidade de cortes no abdome, minimizando perda sanguínea e acelerando a recuperação dos pacientes”.

O urologista explica que o laser de holmium é uma tecnologia moderna que proporciona excelente dissecção da próstata (separação de suas partes internas), bem como a boa coagulação dos vasos sanguíneos e uma recuperação mais rápida em comparação com métodos mais invasivos. “Outra vantagem é que o paciente recebe alta precocemente e vai para casa sem precisar usar sonda”.

A HPB é uma condição comum em homens mais velhos, causada pelo crescimento não canceroso da próstata, resultando em sintomas urinários desconfortáveis. “A HPB pode ter um grande impacto negativo na qualidade de vida dos homens e é por isso que sua identificação e abordagem corretas são importantes. Em muitos pacientes a cirurgia representa uma oportunidade para oferecer alívio e melhorar o bem-estar de forma definitiva”, finaliza.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima