Cirurgia – Unimed aposta em tecnologia para retirada de tumor ósseo

Minimanente invasiva, técnica aplicada por Ebert e Remondi é evidenciada pela rápida recuperação do paciente.CRÉDITO: Filipe Paes/Studio47

 

O Hospital Unimed Piracicaba acaba de realizar cirurgia inédita da coluna por via endoscópica, minimamente invasiva, para retirada de tumor benigno ósseo em um jovem de 24 anos. A correção trata-se de um cisto raro, conhecido como osteoma osteóide, localizado na região lombar, caracterizado por ser muito pequeno, mas que provoca dor intensa, fazendo com que o paciente necessite de analgésicos e antiinflamatórios diariamente. A técnica foi aplicada pelo ortopedista cooperado Paulo Humberto Remondi e neurocirurgião cooperado Gustavo Ebert.

“A cirurgia endoscópica da coluna tem se destacado como uma alternativa inovadora e menos invasiva para o tratamento de diversas condições, principalmente para patologias simples como protusões discais e compressão neural. O Hospital Unimed Piracicaba, sendo pioneiro nesta técnica na região há pelo menos oito anos, tem desempenhado um papel importante no aprimoramento desta abordagem”, explicou o especialista.

Ele explica ainda que, antigamente, procedimentos cirúrgicos na coluna eram notoriamente agressivos, envolvendo incisões abertas e considerável trauma muscular. “Graças ao aperfeiçoamento da técnica e avanço das equipes médicas, a cirurgia endoscópica da coluna, agora, é realizada de maneira minimamente invasiva, com uma incisão de apenas 1 cm e visualização microscópica da lesão”.

O sucesso desta ressecção é evidenciado pela rápida recuperação do paciente, que recebeu alta no mesmo dia da cirurgia, sem relatos de dor significativa e necessidade de repouso prolongado ou uso de coletes ortopédicos. “Estamos testemunhando avanços incríveis na Medicina e esta técnica representa um passo significativo em direção a procedimentos mais eficazes e menos invasivos, além de permitir uma recuperação rápida para o paciente”, completou.

Mais uma vez, o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, destacou o compromisso da instituição em oferecer tratamentos de última geração aos mais de 200 mil beneficiários da cidade e região. Apesar da cirurgia endoscópia constar no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) a partir de 2021, o HU disponibiliza esta tecnologia desde 2017.

“Investir em tecnologia é essencial para proporcionar aos nossos pacientes o que há de melhor em cuidados de saúde. A cirurgia endoscópica da coluna é um exemplo claro de como estamos focados em avançar com a Medicina para o benefício daqueles que precisam passar por este processo para ter mais qualidade de vida”, finalizou o dirigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima