Prefeitura de Rio das Pedras: construção de reservatórios

A Prefeitura de Rio das Pedras, em ação conjunta da Secretaria de Obras e SAAE, iniciou nesta semana a construção de dois reservatórios de água com capacidade para armazenar 300 mil litros cada. Uma está sendo feita no São Cristóvão e outra no Bom Retiro, ambas ao lado de reservatórios já existentes. “Assim aproveitamos a rede de distribuição já instalada e economizamos na instalação sem perder nada com relação a logística”, explicou David Gonçalves, superintendente do SAAE.
O trabalho teve início com a perfuração de brocas para a fixação das bases dos reservatórios. Enquanto que no São Cristóvão a perfuração ocorreu como esperado, no Bom Retiro foi encontrado rocha, o que obrigou a substituição da broca de perfuração, o que será feito na segunda-feira. A etapa seguinte será a concretagem da base, que deverá aguardar 21 dias para a cura. Na sequência será a montagem do reservatório.
As duas regiões de Rio das Pedras onde estão sendo construídas as caixas d’águas são as mais afetadas com a falta d’água. “A cidade cresceu de forma desordenada, sem nenhum planejamento. A caixa do Bom Retiro tem capacidade para apenas 70 mil litros, mas teve que suportar o abastecimento para bairros que vieram depois, como o Bom Jardim, São Pedro e São Carlos. No caso do São Cristóvão, apesar de contar com dois reservatórios, o número de casas construídas aumentou muito e não foi ampliado o reservatório. Pelo contrário, foi criado o bairro José Barrichello (CDHU) com mais de 200 casas e nenhum reservatório”, destacou o prefeito Carlos Defavari.
A melhoria no abastecimento de água da cidade tem sido compromisso assumido pelo prefeito. “Estou comprometido em levar água para todos os bairros de Rio das Pedras. Só neste ano foram perfurados dois poços artesianos que logo entrarão em funcionamento e estamos construindo os reservatórios. Também faremos uma caixa d’água com capacidade para 100 mil litros no Recanto dos Universitários. Estamos instalando macromedidores para reduzir as perdas de água, assim como substituindo hidrômetros antigos. Em breve espero trazer boas notícias para a troca de toda a rede de distribuição, assim como para o tratamento de esgoto da cidade”, concluiu Carlos Defavari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima