Novas barragens – Prazo para licitação na região de Campinas acaba no dia 22

Termina em menos de duas semanas o prazo para empresas e consórcios entregarem suas propostas para o edital internacional de contratação de duas represas na região de Campinas: as barragens de Pedreira e Duas Pontes. As estruturas vão aumentar a segurança hídrica de 28 cidades, beneficiando cerca de 5,5 milhões de moradores.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), convida empresas e consórcios a conhecerem a documentação para a retomada da construção das barragens Pedreira, na divisa dos municípios de Pedreira e Campinas, às margens do rio Jaguari; e Duas Pontes, em Amparo, junto ao rio Camanducaia.

A nova licitação é uma iniciativa conjunta entre a Semil e a InvesteSP para atrair interessados para os projetos. Os detalhes e documentos para participação nas concorrências estão disponíveis no site do DAEE, em http://www.daee.sp.gov.br/site/avisosdelicitacoes.

Interessados devem apresentar propostas até 22 de janeiro, para a barragem de Pedreira, e até 23 de janeiro, para Duas Pontes. Os envelopes serão abertos um dia depois do término do prazo de entrega para cada obra.

Os editais foram lançados em 30 de novembro para a retomada das obras das duas represas estratégicas para a segurança hídrica na região metropolitana de Campinas. A previsão é que os trabalhos sejam reiniciados no primeiro semestre de 2024, com expectativa de conclusão em 22 meses após a assinatura do contrato. A construção das barragens teve o contrato anterior rescindido por causa de atrasos significativos e não justificados pelos consórcios que executavam os serviços até então.

As duas represas vão aumentar a segurança hídrica para 5,5 milhões de pessoas, elevando a oferta de água em âmbito regional, por meio da regularização da vazão dos rios Jaguari e Camanducaia. A previsão de investimento é de R$ 584,3 milhões para a barragem Pedreira e R$ 392,4 milhões para Duas Pontes. Esses valores podem sofrer alterações durante o processo licitatório.

As barragens deverão formar reservatórios com uma capacidade de armazenamento útil de 85 bilhões de litros de água (o equivalente a 34 mil piscinas olímpicas), dos quais 32 bilhões de litros na Barragem Pedreira e cerca de 53 bilhões de litros no reservatório de Duas Pontes, beneficiando direta e indiretamente cerca de 28 municípios na região do PCJ, como Amparo, Americana, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Limeira, Louveira, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Valinhos e Vinhedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima