Avenida – Prefeitura inicia obras de drenagem na 1º de Agosto

Trabalhador faz corte no asfalto para iniciar serviços de drenagem na avenida Primeiro de Agosto

 

Com tráfego de cerca de 15 mil veículos/dia, avenida apresenta problemas no asfalto há décadas e agora será recuperada

 

 

A avenida 1º de Agosto, uma das mais importantes e com maior tráfego de veículos do município, começou ontem (4) a ser preparada para receber um novo pavimento – em concreto – no trecho entre a avenida Mário Dedini até a passarela ao lado da Arcelor Mittal. A via, que tem um fluxo de veículos de cerca de 15 mil/dia, apresenta problemas constantes no pavimento há décadas e é um dos 30 pontos que receberão esse tipo de pavimento, muito mais durável, totalizando cerca de 45km de avenidas e ruas da cidade. A obra integra um pacote de recape iniciado pela Prefeitura, que vai beneficiar 258 km de vias, dividido em quatro etapas, com material asfáltico e de concreto.

Os serviços na 1º de Agosto começaram na rede de drenagem de águas pluviais, que inclui demarcação topográfica, escavação, assentamento dos tubos, execução de poço de visita e execução de boca de lobo, para depois ser feita a terraplanagem, compactação e colocação de camadas de pedras e BGS (Brita Graduada Simples) até a concretagem.

Para a realização das obras, será feita a interdição parcial da avenida. Dessa forma, a Prefeitura pede a compreensão dos motoristas e, quando possível, que evitem utilizar a via, usando rotas alternativas.

VANTAGENS – O pavimento de concreto tem maior durabilidade, diminui o custo com manutenção de veículos e a possibilidade de ocorrência de acidentes, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deforma quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos. Há menor interferência de manutenção preventiva e corretiva; maior segurança do usuário devido a macro e microtexturas; melhor reflexão da luz na superfície do pavimento; economia de até 30% nos gastos com iluminação pública e redução na temperatura ambiente em até 5ºC, devido à superfície clara.

De acordo com o prefeito Luciano Almeida, o foco do pavimento em concreto é, justamente, avenidas como a Primeiro de Agosto, com grande fluxo de veículos, além de outros pontos, como as entradas do município. “A cidade tem 1.800 km de malha asfáltica e cerca de 85% deste pavimento encontra-se com a vida útil vencida, porque nos últimos 18 anos não ocorreram serviços de recapeamento asfáltico, então resolvemos fazer um projeto parrudo, com concreto, por conta da maior durabilidade”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Segundo o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Tranportes (Semuttran), duas ruas já recebem a pavimentação em concreto: a rua Joana D’Arc, no Jardim Monumento (em fase de drenagem) e a rua Benedito de Andrade, no Unileste (já na fase de aplicação de concreto.

Ainda segundo o engenheiro, a pavimentação de concreto em Piracicaba é acompanhada por representantes da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) e Abifibra (Associação Brasileira da Indústria do Concreto Reforçado com Fibras e Produtos Afins), para estudos. “Essas associações estão acompanhando voluntariamente este serviço, para dar respaldo para a Prefeitura, pois o PUC (Pavimento Urbano de Concreto) é um método inovador e poucas cidades do Brasil utilizaram o pavimento de concreto nesta quantidade que planejamos”, explicou o engenheiro.

VIAS – O valor do investimento para o pavimento em concreto é de R$ 89.728.052,44. Entre os locais que receberão novo pavimento, além das vias já citadas, estão a avenida Rio Claro (rotatória, abrangendo da avenida 1º de Agosto até a avenida Monsenhor Martinho Salgot); avenida Pádua Dias (a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz); avenida Cristóvão Colombo + rotatórias (entre a rotatória da ponte do Cachão até a SP 304); avenida Comendador Leopoldo Dedini, no Unileste (da rodovia Margarida das Graças Martins até rodovia Luiz de Queiroz) e rua Corcovado (trecho compreendido entre o Condomínio Residencial Piracicaba 3 até o final da via).

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