A piracicabana Nicole Pircio, integrante da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, visitou o Gabinete da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), terça (02), e foi recebida pela secretária Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, e por parte da equipe de colaboradores da Selam.
Nicole agradeceu o apoio da Prefeitura de Piracicaba, que concedeu espaço no Centro Esportivo Felício Maluf, na Vila Rezende, para que ela pudesse manter o treinamento de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, durante o período de férias, quando visitou sua família em Piracicaba.
Durante o encontro, Branca, que foi medalhista Olímpica em Atlanta (1996), compartilhou sua experiência como atleta e destacou o trabalho deste jovem talento piracicabano. “Nicole é um exemplo de determinação, obstinação e sucesso”, ressalta Branca.
Por sua vez, Nicole apresentou suas medalhas conquistadas nos Jogos Pan-Americanos 2023 e falou de sua jornada desde os primeiros passos na ginástica rítmica em Piracicaba até as recentes conquistas que a habilitaram para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
TRAJETÓRIA – A piracicabana Nicole Pircio iniciou sua jornada esportiva aos 10 anos de idade, inspirada pelas competições de ginástica rítmica que assistia pela TV. A sua entrada na modalidade aconteceu por meio do PDB (Programa Desporto de Base) da Prefeitura de Piracicaba, mantido pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), quando consolidou seu amor pelo esporte e aprendeu os fundamentos da modalidade.
Com determinação e talento, aos 15 anos, em 2017, Nicole ingressou na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, passando por um período de avaliação antes de ser oficialmente convocada pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).
A sua estreia internacional aconteceu durante a Copa do Mundo em 2018, em Guadalajara, na Espanha, quando registrou seu nome como a primeira piracicabana a alcançar tamanha façanha nesta modalidade.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, Nicole foi além e conquistou uma das vagas para integrar a equipe brasileira de ginástica rítmica e contribuir para uma valiosa participação que colocou o Brasil em 12º lugar na competição.
Posteriormente, no Campeonato Pan-Americano de Ginástica, de 2022, no Rio de Janeiro, Nicole fortaleceu sua posição como atleta de destaque ao contribuir para as conquistas das medalhas de ouro e prata com a equipe brasileira.
Na temporada 2023, a piracicabana continuou a brilhar com a seleção brasileira na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Romênia, e no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Valência, na Espanha, garantindo outras medalhas e a vaga para a seleção brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024