Córrego Jaú – Prefeitura e DAEE seguem com as obras de desassoreamento

A intervenção no córrego Jaú deve ser feita em aproximadamente 900 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água

 

Prefeito Luciano Almeida esteve no local na manhã de ontem (20), acompanhando os serviços

 

Dentro do programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), a Prefeitura segue com os serviços de desassoreamento, limpeza de margens e desobstrução no córrego Jaú, no bairro Tatuapé. O prefeito Luciano Almeida esteve no local ontem (20), acompanhado dos secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia, e de Obras e Zeladoria (Semozel), Márcio Marino; da engenheira da Semozel, Cleidelice Baltieri Borges; e do assessor da Semozel, Everton Luiz Morete.

O ponto que está sendo desassoreado fica entre as ruas Lins e Presidente Wenceslau Braz e foi escolhido por ser uma região fundamental para que a passagem da água no córrego seja facilitada, como forma de prevenir alagamentos.

“A expectativa é de que, com essa obra, consigamos diminuir as ocorrências de inundações na cidade, que são recorrentes a partir de janeiro e fevereiro, devido ao grande volume de chuvas”, reforçou Luciano Almeida.

A intervenção no córrego Jaú deve ser feita em aproximadamente 900 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.

Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE, mas a preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias serão feitas pela Prefeitura, por meio da Simap, Defesa Civil e demais secretarias necessárias.

LIMPEZA ESPERADA – O pizzaiolo Francisco de Almeida Prado mora no bairro há 52 anos e salientou que o desassoreamento beneficiará a região toda. “É a primeira vez, em todo esse tempo, que eu vejo essa limpeza acontecer. E vai ser muito bom, porque já sofremos com alagamento, mau cheiro e o aparecimento de animais peçonhentos. Que bom que estão limpando, coisa boa para a cidade”, comemorou.

MAIS – A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa Rios Vivos por meio da Simap e Defesa Civil. No ano passado, Piracicaba também foi contemplada para serviços de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, que foram concluídos em junho de 2022. A obra mostrou resultados positivos, evitando o transbordamento do manancial. Os serviços consistiram no desassoreamento e abertura da calha do ribeirão em três pontos com o objetivo de ampliar o leito e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele passa

Os principais bairros beneficiados foram Piracicamirim, Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca. Os trechos desassoreados, que somam mais de 3,5 km, ficam entre as avenidas Piracicamirim e Cássio Paschoal Padovani, seguindo até a avenida Antonio Fazzanaro e depois em trecho no bairro Bosque da Água Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima