São Pedro está pronta para receber a tecnologia 5G. O município está na lista feita pela Anatel de cidades que possuem a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G standalone, o que na prática significa a liberação para instalação de estações de quinta geração nessas cidades, e já possui legislação municipal que regulamenta estes equipamentos. A medida, no entanto, não significa instalação imediata da tecnologia, que depende do planejamento individual de cada operadora de telefonia.
A internet 5G é a mais avançada tecnologia de internet móvel do mundo, capaz de oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida. Para garantir o acesso a esta importante tecnologia, a administração municipal vem trabalhando em diversas frentes em parceria com os governos estadual e federal.
AVANÇOS – Entre os avanços que o uso do 5G proporciona estão o acesso facilitado a prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle do fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.
O prefeito Thiago Silva vê a tecnologia como forte aliada na qualidade dos serviços prestados à população. “|Com a instalação, haverá maior desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população e aos turistas da cidade. O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia”, disse.
Associações do setor de telecomunicações preveem a necessidade de investimentos iniciais de R$ 4 bilhões em infraestrutura apenas em São Paulo para atender a requisitos da nova tecnologia de internet nos próximos anos. Ao todo, esse mercado deve movimentar R$ 266 bilhões em todo o Estado em médio prazo.