Iniciativa de transformar terreno abandonado em praça de lazer e esportes foi uma das vencedoras do Prêmio Liga STEAM
Um projeto dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Antônia Benedita Eugênio, no bairro Jardim Gilda, em Piracicaba, mudou a vida dos estudantes e suas famílias. Um terreno abandonado, vizinho à escola, que havia virado depósito de lixo e criadouro de insetos, está se transformando em uma praça de esportes e lazer graças à iniciativa das crianças.
Tudo começou após a pandemia, que alterou a rotina diária de estudos das crianças, impactando o rendimento na escola. Virar a situação era um desafio para os professores. “Foi quando conheci a Liga STEAM, da Fundação ArcelorMittal”, conta a então professora da escola, Karina Trevisan Fernandes Ferraz. “A proposta era identificar um problema local e tentar resolvê-lo com os conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”, explica Karina. Havia um estímulo: o projeto vencedor daria à escola um laboratório de robótica.
O ponto de partida era definir qual a situação a ser resolvida. E a proposta veio do então diretor da escola, Bruno Sérgio de Oliveira: dar um jeito no terreno abandonado ao lado da unidade. Ele sugeriu entregar o projeto a uma turma do 5º ano, em recuperação intensiva, cujos alunos tinham baixo rendimento e que apresentavam problemas de baixa autoestima. Outra decisão de Bruno foi entregar o projeto à Karina, que era professora estreante na escola.
A ideia “botou fogo” em todos. Um questionário foi conduzido junto à comunidade. “Apareceu todo tipo de ideia: padaria, pista de caminhada, área pet”, recorda-se Karina. “Tabulamos as respostas, fizemos gráficos, avaliamos o que já tinha no bairro e chegamos a uma área de lazer, com campo de grama, bancos e iluminação”, resume ela. Definido o projeto, as crianças construíram uma maquete e a apresentaram para os pais dos alunos, para vereadores da cidade e para o prefeito. As autoridades prometeram levar a obra adiante.
O projeto ganhou o Prêmio Liga STEAM 2022, concorrendo com escolas de todo o país. Quando veio o resultado, a professora conta que pegou um mapa do Brasil e o mostrou aos estudantes, para que eles entendessem a dimensão do que tinham feito. “Eu disse: esse pontinho somos nós, Piracicaba. Escolas de todo o Brasil se inscreveram e nós, esse pontinho, ganhamos!”, comemora. “O investimento em educação muda o mundo, a educação é o único caminho para a transformação social”, finaliza Karina.
Fundação ArcelorMittal – Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Bruno e Karina, de Piracicaba (SP), é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1998.
Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.