“Nossos dias têm sido de adaptação e ao mesmo tempo dar sequência na nossa vida e continuar trabalhando”, foi assim que o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador Pedro Kawai (PSDB) definiu nova rotina parlamentar após decretada a quarentena e o isolamento social, que também afetou o dia-a-dia na Casa. O vereador participou de live, no Instagram do Parlamento Aberto, nessa quarta (27).
De acordo com Kawai, é crucial que se lembre que não só Piracicaba, mas o Brasil todo teve que buscar novas formas de trabalho, ainda mais em um ambiente Legislativo, em que é necessária a assinatura de diversos projetos para o andamento da cidade. “O Município depende da Câmara, além da aprovação de projetos para a construção de PSFs e bases da polícia militar, por exemplo, nessa época de pandemia, é necessária a aprovação de vários recursos que vem do governo federal para o combate ao vírus”, explicou.
Kawai contou que, no período da manhã, vai à Câmara, porque ainda muitos documentos dependem de sua assinatura como integrante da Mesa Diretora, mas 90% do gabinete trabalha home-office. Indagado sobre a continuação de suas visitas às obras públicas, o vereador reforçou que continua realizando, porém com mais cuidado e atenção devido às orientações de contágio do vírus. Recentemente, ele visitou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Cristina, inaugurada recentemente, o Terminal do Piracicamirim e a construção de quadra em Tupi. “As obras continuam e precisam da fiscalização, não só dos engenheiros. A grande preocupação dos vereadores é a gestão pública. Não podemos ficar só no gabinete”, disse.
Ele reforçou que o uso de máscara, álcool em gel e a as mãos lavadas antes e depois tem sido a rotina que tem feito durante as visitas que realiza. “Quando chego em casa a mesma coisa, não entro de sapato dentro de casa e já tem uma troca de roupa disponível para mim e, logo após, já tomo banho. Esses são cuidados necessários que ando tomando”, contou.
Outra ação também realizada envolvendo o Legislativo foi a reunião remota com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), no último dia 19. O encontro, que contou com vereadores de Piracicaba e de Charqueada, além do deputado estadual Roberto Morais (CID), ocorreu para discutir sobre o pedágio que seria colocado no km 180 da Rodovia 308, Hermínio Petrin, que liga Piracicaba a Charqueada.
“A Câmara se mobilizou e marcamos a reunião assim que entrou o isolamento social, então tivemos que esperar um pouco para saber o que seria decidido. Tivemos como resultado uma análise da Artesp que disse que irá rever a instalação. O importante não é a maneira de fazer a reunião, mas o resultado das conversas, independente da ferramenta que iremos usar”, declarou, ao defende que também há peso político nos encontros virtuais.
LIVES
Acostumado a ir em reuniões de bairros e a acompanhar demandas, o gabinete do parlamentar também se inovou e implementou lives na página do Facebook, com o intuito de levar interação e debates públicos pertinentes durante o isolamento. As lives ocorrem às 15h. “Como não é possível ir até os locais devido à aglomeração, desenvolvemos essa novidade para nos sentir mais perto da população. É uma maneira tranquila e popular de falar com as pessoas”, disse Kawai.
Sempre envolvido com a Educação (comissão da qual é presidente atualmente envolvendo também Esportes, Ciência, Cultura e Tecnologia), o parlamentar também trouxe para as lives assuntos sobre cuidados com crianças e adolescentes, visto que já foi vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), e, portanto, considera como um dos pilares de seu mandato o cuidado com essas faixas etárias. Na tarde dessa quinta (28), a educadora parental e idealizadora do Instagram Maratona Materna, Raquel Gozetto, falará sobre como a rotina das crianças pode ajudar nesses tempos em casa. “Esse é o momento para fortalecer as famílias e não as distanciar”, disse.