O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza semanalmente, com municípios parceiros, a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo, no canal do YouTube do MIS (www.youtube.com/user/missaopaulo). A edição deste sábado (30) é um especial que celebra os 50 anos do MIS, comemorados no dia 29 de maio, com a exibição, às 17h30, e discussão, às 18h, do curta-metragem experimental Nasce o MIS, dirigido por Eduardo Leone.
O filme que contou com a colaboração de nomes como Ismail Xavier – que participará do debate – e Wesley Duke Lee foi realizado em 1970 por ocasião da inauguração da instituição. O filme reflete sobre a criação do Museu Imagem e do Som em paralelo à transformação da cidade de São Paulo nos anos 1970 e dos avanços tecnológicos de suporte de imagem e som.
A partir de um olhar experimental, o curta documenta as perspectivas de uma instituição que deve salvaguardar a memória do Estado de São Paulo por meio da imagem e do som, justamente no momento em que estes suportes determinam uma efervescência cultural e um olhar de contracultura sobre o presente. Participaram da realização do curta alunos da recém-fundada faculdade de cinema da Universidade de São Paulo como Eduardo Leone (direção), Ismail Xavier (montagem) e Marília Franco, assinando como Marília Aires (assistente de direção).
Após a exibição do filme, que será veiculado no canal do YouTube do MIS, acontece um bate-papo com Ismail Xavier (pesquisador, crítico e professor de cinema), Patricia Lira, supervisora da área de acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, André Fratti (cineasta e professor de cinema) e Bruno Cucio (produtor e professor de cinema).
Pontos MIS: edição comemora 50 anos do Museu
29 de maio de 2020