O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, esteve na tarde desta quarta-feira (29) no bairro Itaperu, região de Artemis, para atender e colher as demandas de moradores locais referentes à falta de infraestrutura urbana. Eles contaram que reivindicam as melhorias às autoridades há anos, mas não são atendidos. Eles destacaram que recolhem IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), já que a região pertence ao perímetro urbano.
Dentre as demandas estão a pavimentação, para combater a poeira e evitar alagamentos porque, devido às fortes chuvas, descem pedras pelas ruas de cascalho, formando crateras. Eles ainda pedem corte e roçagem de mato para segurança de adultos e crianças que passam pelo local, além de serviços de correio porque não conseguem receber encomendas.
“Quando chove forma um rio. As pessoas não conseguem guardar o carro em suas casas. Há um senhor que arruma a rua com a própria enxada. Não é justo um senhor fazer o serviço, sendo que pagamos impostos”, disse Alessandra Lima Siqueira de Oliveira. Ela completou que os alagamentos resultaram em prejuízos financeiros porque o piso de sua casa foi danificado com as fortes chuvas.
“Toda vez que chove formam crateras do tamanho de uma pessoa, os carros não conseguem sair. É sempre esse transtorno. As crianças têm dificuldades para subir até o ponto do ônibus que passa na rodovia”, disse Marcel Felipe Duarte, ao relatar o dia a dia dos moradores. “A gente precisa de asfalto, as crianças não podem nem andar de bicicleta que caem nos buracos. Ficam trancadas em casa no celular, não podem nem brincar de bola”, completou Edvane Cristina Santos Facchini.
Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, moradora do bairro há 12 anos, reclamou do mato alto que começa na rua Das Babianas e desce até a rua Das Éricas. Ela disse que muitas pessoas perdem o ônibus por não verem a condução que se aproxima. “É um jogo de empurra. A empresa responsável pela rodovia diz que o serviço é de responsabilidade da Prefeitura e vice-versa. Tem jovens que vem da escola à noite e tem que passar pelo mato”, afirmou. Os moradores reclamaram que estão “esquecidos” e que só são lembrados no momento de pagarem impostos.
Fala Pira explicou aos moradores como funciona o processo dentro da Casa de Leis e se propôs a encaminhar indicação ao Executivo e requerimentos sobre as necessidades da população local. “São pessoas que pagam seus impostos, IPTU e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) como todas as pessoas de parte nobre da nossa cidade. É um direito que eles tem”, disse.
O parlamentar constatou que, no local, há crianças, idosos, pessoas com deficiência e com problemas respiratórios, que sofrem com a alta concentração de poeira em época de seca. Quanto às áreas de mato alto, o vereador disse que vai fazer um levantamento e verificar quais pertencem ao órgão público e quais são de propriedade particular para que seja cobrado o serviço de roçagem. “Estou aqui como vereador para fiscalizar e cumprir o meu papel”, finalizou Cássio Fala Pira.