Evento ocorreu na terça-feira (28), no Varejão da Paulista, e recebeu cerca de 30 participantes
Por iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), agricultores, produtores locais, cooperativas e instituições públicas e de ensino se reuniram com o objetivo de fomentar o setor agrícola do município durante o 4º Encontro Conecta Rural, que ocorreu terça-feira (29), no Varejão da Paulista. Cerca de 300 pessoas passaram pelo evento para conhecer e prestigiar os 30 participantes da feira, que expuseram programas, produtos e serviços gratuitos aos visitantes.
O prefeito Luciano Almeida visitou o encontro e enfatizou, na cerimônia de abertura, o compromisso assumido com a secretária Nancy Thame, da Sema, de incentivar a produção local do município e dar condições para os produtores. “Trabalhamos para que os pequenos agricultores tenham acesso às tecnologias e oportunidades por meio das iniciativas e programas existentes na Sema”, disse.
A secretária Nancy Thame apresentou os programas oferecidos pela Sema, que estavam expostos durante o evento, como o Patrulha Agrícola, PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, Programa Municipal de Agricultura Urbana, perenização de estradas e pontes rurais, Selapir – Selo Local de Alimentos de Piracicaba, compras públicas da agricultura familiar, entre outros.
“Piracicaba tem uma posição geopolítica privilegiada, com 82% de seu território na área rural. O Conecta Rural vem para ser uma encontro para ação conjunta, com o objetivo de unir esses profissionais do campo em prol do fortalecimento e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável de Piracicaba”, disse Nancy.
Durante o evento foram assinados dois termos que sinalizam avanços para a gestão de resíduos na zona rural e no fomento de hortas urbanas comunitárias. O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto assinou, junto do prefeito Luciano e a secretária Nancy Thame, o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a cooperativa para inclusão de agricultores familiares na coleta de embalagem de agrotóxicos para logística reversa. O recolhimento é feito pela Coplacana, onde esses resíduos são separados, prensados e destinados para reciclagem ou para incineração em empresas devidamente licenciadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “Ficamos muito felizes com essa parceria com a Sema. Este é um exemplo de trabalho que se preocupa em retirar esse material do meio ambiente e proteger as nossas nascentes e o solo”, disse Arnaldo Bortoletto.
Na sequência, a secretária Nancy Thame e o secretário Alex Salvaia, da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), assinaram, junto ao coordenador geral da Casa do Hip Hop, Ubirajara Cristiano de Barros Sabino, o Termo de Permissão de Uso de área no bairro Santa Fé para plantio de horta comunitária da Casa do Hip Hop de Piracicaba.
OFICINAS – No período da tarde aconteceram cinco oficinas simultâneas, oferecidas por parceiros do evento, sendo uma oficina culinária de macarrão de taioba, oficina de casas para abelhas nativas solitárias, oficina Mapa Sensorial: Diversidade Alimentar, oficina Produza Fácil, e as rodas de conversa sobre integração da criação de abelhas-sem-ferrão com os sistemas agroecológicos de produção e o fortalecimento de redes de agroecologia no Leste Paulista.
No final, foram feitos sorteios de brindes diversos oferecidos pelas instituições participantes e de 20 mudas de árvores nativas da região, doadas pelo Viveiro Municipal de Piracicaba.