Caldeirão Político

ANO 50 DOS ENGENHEIROS

Alegria total, recordações sem fim e homenagens na Fundação Municipal de Ensino (Fumep), durante as comemorações dos 50 anos da primeira turma da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).

 

DELEGADOS — I

O déficit de policiais civis bateu novo recorde no estado de São Paulo e chegou a 40%. Com 41.912 cargos, a Polícia Civil tem 24.894 ocupados. São 17.018 profissionais a menos trabalhando no combate ao crime e no atendimento à população nas Delegacias. Os números são do Defasômetro, ferramenta que o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) utiliza para contabilizar, mês a mês, as perdas da instituição por mortes, exonerações e aposentadorias.

 

DELEGADOS — II

“Trata-se de um déficit altíssimo. São 40%, que afeta duramente qualquer empresa, e com a Polícia Civil não é diferente. Esta porcentagem impacta diretamente no andamento de inquéritos, em investigações de todo tipo de crime e no atendimento ao cidadão nas Delegacias. O número também gera sobrecarga e estresse nos agentes que estão em atividade, incansavelmente, para salvaguardar a segurança da população paulista”, analisa a delegada Jacqueline Valadares, presidente do Sindpesp.

 

PROCURADORES

Um novo capítulo é escrito na história da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APESP). A entidade, que postula a defesa da classe e a valorização da Advocacia Pública em São Paulo, contou com eleições nesta última quarta-feira (22/11), definindo uma nova presidência e diretoria para o biênio 2024/2025. O pleito foi entre 10h e 17h, na sede da Apesp e nos demais postos de votação espalhados pelo Estado. Contou com quórum de 423 associados votantes e a chapa única “Comprometimento e Ação” foi a vencedora com 350 votos (82,74%).

 

KASSAB

Gilberto Kassab assumiu a vice-presidência de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A indicação foi aprovada segunda (27), durante reunião dos Conselhos Diretor e Gestor da entidade. Atual secretário de Estado do governo Tarcísio de Freitas, Kassab retorna à Facesp após quase dez anos, quando, na ocasião, também atuou como vice-presidente. Esse político vai longe…

 

RUIM

Incomodou profundamente algumas lideranças políticas de Piracicaba, da base do governador Tarcísio de Freitas, a foto publicada nesta coluna do Capiau, semana passada, mostrando o ex-deputado estadual Roberto Moraes (CID) e o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), visitando uma obra de uma construção de escola estadual na cidade, com o diretor de Ensino, Fábio Negreiros, que não sabia da presença deles no local. Ficou ruim, mas o Capiau não sabia que seria tanta coincidência. Agora, visita a obras de escolas precisa ser agendada.

 

VENTOS FORTES

As chuvas com ventos fortes não são só da natureza. Piracicaba vive um momento de rajadas e ventanias sem fim na política, dentro das próprias legendas. Os batidores estão preocupados, estressados, que a liderança nem sequer comenta — pelo menos com este idoso e cansado Capiau — o que pode acontecer a partir de janeiro de 2024. Essa novidade de “entregas” que o prefeito Luciano Almeida (PP) preparou colocou muita pulga atrás das orelhas de vários pré-candidatos. Aliás, de esquerda e centro-esquerda, só há a deputada estadual Bebel (PT). A fila é grande do lado da direita e centro-direita. O desenho começa com alguns traços.

 

CONTANDO

Já os críticos do prefeito Luciano Almeida (PP) — especialmente empresário que administra carros de som para shows —, estão contando os dias nos dedos, citando, por exemplo, ontem (28), às 19h, que faltam 384 dias e 8 horas. Isso é ser crítico mesmo: “morreu a Mercedez dele bem na minha frente” (…) e “nem dei olá”… Por isso tudo, e mais alguma coisa, ano de 2024 será especial para a campanha eleitoral na cidade. Quem acompanha sabe disso.

 

MEMÓRIAS

Um livro que entrará para a história pela história que conta do Metodista em Piracicaba e as recordações em torno do ensino no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima