Foi no quintal do Delícias do Milho & Cia, no último dia 24, que a sexta turma do Programa Turismo Rural festejou a formatura do curso oferecido pelo Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura de São Pedro e Sindicato Rural de Charqueada. Além da calorosa recepção dos 12 alunos, o evento foi marcado por apresentações cultural, musical e gastronômica.
Denominado Revivendo São Pedro: Tradição, Cultura e Culinária, durante o festival gastronômico os convidados puderam saborear deliciosos pratos preparados pelos próprios alunos, como caldo de feijão, polenta com molhos ao sugo e bolonhesa, arroz carreteiro e doce de banana para sobremesa.
Desde o inicio deste ano, ao longo de 240 horas de curso, os participantes trabalharam temas como oportunidade e gestão de empreendimentos, identidade e cultura, atrativos turísticos do meio rural, resgate gastronômico, meios de hospedagem e meios de alimentação. Eles também receberam orientações para preparar as propriedades rurais com a intenção de receber turistas, além de criar pontos de venda de produtos artesanais.
Considerada uma atividade econômica importante para cidades do interior paulista, o turismo rural voltou a mostrar sinais de aquecimento após sofrer os impactos da pandemia e se apresenta como ótima alternativa para os proprietários rurais interessados em ampliar o uso das terras, além da produção agropecuária. Em São Pedro, essa é a sexta turma formada pelo programa.
Além da participação dos alunos e seus familiares, o festival gastronômico também contou com a presença do secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, do vereador Du Modesto, da coordenadora do Senar, Heloísa Helena Favarin Sarto, da instrutora do curso, Camila Bassi Teixeira, integrantes do Grupo de Viola Caipira de São Pedro, e bordadeiras do Arts`Trama e do Grupo Solidário Matriz São Pedro.
Fotos: Daniella Oliveira
Eu estive presente, foi a formatura da minha irmã Sandra foi tudo maravilhoso, parabéns aos organizadores.