O atleta piracicabano Erik Cardoso recebeu uma moção de aplausos por obter a marca de 9.97 segundos na prova dos 100 metros no Sul-Americano de Atletismo 2023. A homenagem é de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB) e reconhece o feito do atleta, que é líder do ranking nacional e também é o primeiro brasileiro a completar a prova em menos de 10 segundos. A marca obtida na prova do Sul-Americano de Atletismo 2023 garante ao atleta índice para disputar os Jogos Olímpicos Paris 2024.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) declarou que Erik Cardoso se destaca como exemplo de competência e inspiração no esporte. Kawai também destacou o papel do esporte como formador de opinião e indivíduos, e como uma fonte legítima de renda. “É um motivo de orgulho para Piracicaba e para a Câmara Municipal considerar este momento tão significativo no cenário esportivo brasileiro e piracicabano”, afirmou.
Em sua fala de agradecimento, Erik Cardoso declarou ser gratificante o fato de seu trabalho ser reconhecido. “Eu fico muito feliz em receber homenagens assim, principalmente aqui na minha cidade, em ver que as pessoas reconhecem o nosso trabalho, reconhecem os nossos resultados”, afirmou.
Olimpíadas – Após um breve período de descanso, o atleta planeja retornar aos treinos em Santo André, focando totalmente na preparação para os Jogos Olímpicos de 2024. Erik Cardoso ressaltou que tanto ele quanto seu colega, o atleta Felipe Bart, já conquistaram o índice para os Jogos Olímpicos, no entanto, a competição ainda é acirrada, com outros atletas que também têm potencial para alcançar o índice. “Precisamos nos manter entre os melhores do Brasil, porque são apenas três vagas”, disse.