Os animais e a natureza: emdefesa de nossa única casa

Jose F. Höfling

 

Outubro, 4 relembra o Dia Mundial dos Animais e da Natureza, data importante e vital para realçar o nosso compromisso em defesa da vida e da construção de um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos os amantes deste maravilhoso e esplendoroso planeta que nos abriga e nos permite viver, reproduzir e deixar descendentes em nossa única casa…Relembrar, insistir e constantemente se conscientizar da grandeza desse assunto, tornando-o cada vez mais vivo na mente do ser humano, é nossa obrigação e daqueles que atuam na luta contra o desmatamento, a restauração dos biomas e a proteção de espécies. Estamos falando de sociobiodiversidade, um tema pouco conhecido de muitos, cuja bandeira é acreditar que unindo os seres humanos e respeitando a diversidade da natureza e da sociedade, poderemos fazer dar certo este conceito que versa sobre o conceito do social+biodiversidade, permitindo riqueza para todos, na medida do possível, de forma sustentável beneficiando comunidades (principalmente as mais esquecidas), e promovendo renda populacional, sob a égide da conservação do meio ambiente associada a muitos benefícios vitais para os seres humanos como autonomia e geração de alimentos…

A defesa dos povos das florestas e seu reconhecimento como nossos ancestrais que estão aqui primeiro que nós com seus conhecimentos e tradições milenares, vivem e protegem a natureza a centenas de anos, sem destruí-la, pelo contrário, preservando-a…tudo isso para fazer entender que unindo as pessoas diante da veracidade deste fato é o único caminho para a preservação das espécies, inclusive a nossa…vejam o que está acontecendo com o clima!!! Se não cuidarmos, apoiando gestões de combate ao fenômeno e soluções “urgentes”, provavelmente uma parte importante da população mundial será submetida a um sofrimento maior.

Sabemos que o amanhã depende de nossas ações hoje, então temos que agir todos os dias para construir agora o nosso futuro e de nossos filhos e netos…O desmatamento vem acontecendo em ritmos alarmantes em nosso País nos últimos anos…a sua diminuição e quem sabe a restauração dos biomas e ecossistemas, não será tarefa fácil para nenhum governo que se proponha a levar a efeito “tamanho” desafio.

A destruição da flora e fauna em nosso País, à semelhança de muitos outros, alcançou níveis tão altos que não basta somente restaurar se isso não for acompanhado de uma educação “constante” sobre a importância desses fatos para nossa vida, não permitindo que novas destruições ao meio ambiente aconteçam.

A transformação dos ciclos de produção articulando a colaboração entre governos, empresariado e o setor financeiro ensejando escolhas mais sustentáveis, devem fazer parte de nosso objetivo maior. Este lindo planeta azul é a nossa única casa, e explorar seus recursos infinitamente de forma errônea sem nenhuma preocupação com as gerações futuras, é no mínimo uma demonstração de ignorância…tem sido falado e demonstrado que a nossa sobrevivência neste planeta não se dará se continuarmos trabalhando contra a natureza. Temos que aprender a viver em harmonia com essa maravilha permitida à sobrevivência de nossas vidas!

Não “hesitemos” em apoiar toda e qualquer iniciativa relacionada à proteção do meio ambiente sabendo que às ameaças à natureza são uma questão de “sobrevivência para todos nós…Nós humanos somos a única espécie que tem o poder de destruir a Terra como a conhecemos. Dessa forma, se temos a capacidade de destruir a Terra, também temos a possibilidade de regenerá-la e preservá-la! Quando jovens de todo o mundo (como Greta Thunberg, adolescente sueca) saem às ruas para pedir um mundo melhor para todos nós e o planeta, onde estão os adultos?

________

Jose F. Höfling, biólogo/Unicamp

 
BOXE

 

Denuncie maus-tratos a animais e crimes ambientais

E como hoje é o Dia Mundial dos Animais e o Dia da Natureza, precisamos lembrar que, segundo a lei brasileira, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais é crime. Além disso, crimes ambientais também são passíveis de penas que variam de multas até detenção, portanto, se você presenciar ou souber de um caso como este, existem algumas maneiras de denunciar:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima