O projeto de lei 165/2023, que institui a “Festa da Coxinha do Ceacan (Centro de Apoio a Prevenção ao Câncer, Doenças Degenerativas e Deficiências Sociais Multiníveis)” no calendário oficial do município, foi aprovado em primeira discussão durante a 66ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (16).
A propositura, de autoria do vereador Paulo Camolesi (PDT), define o mês de agosto para a realização da festa. “O intuito da festa é buscar recursos para ajudar pessoas com câncer que não tem condições. O Estado muitas vezes não consegue dar conta de tudo e tem que ter esses anjos. É um projeto de apoio para uma instituição que busca recursos para aliviar a dor de muita gente, da fome, da falta de um remédio, de um atendimento psicológico, a dor psíquica e física”, afirmou.
O vereador Paulo Campos (Podemos) parabenizou o parlamentar pela iniciativa, bem como o vereador Pedro Kawai (PSDB) que acrescentou que quem é voluntário sabe a importância de um evento. “As entidades dependem dos eventos para dar sequência aos atendimentos. As pessoas nem imaginam a dificuldade e o custo para organizar um evento. Se a Prefeitura não der um apoio para as entidades que fazem um trabalho sério na cidade, o trabalho fica muito dificultoso. Esse projeto abre espaço para que a Prefeitura possa ajudar as entidades”, afirmou.
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) também acrescentou que o trabalho do Ceacan muda vidas e famílias. “Que essa festa possa continuar a ter sequência, tendo cada vez mais público, tendo mais apoio da Prefeitura e arrecadando cada vez mais para ajudar a população de Piracicaba”, finalizou.