Ocorreu no sábado (11), nas dependências da Escola Estadual Professor Adolpho Carvalho, a 1ª Edição da Feira Cultural daquela unidade, inaugurada em 1983, hoje com 450 alunos que estudam em período integral, oriundos dos bairros Cecap, Eldorado, Chapadão, Perdizes, São Francisco, Taquaral e Vila Rica.
Cada área, junto com os alunos envolvidos, apresentou um tema. Segundo a professora Andrea Tano Gianoni, “a equipe de Linguagens ficou responsável pela Variação Linguística: Os causos mineiros, as gírias e suas tribos, o Hino do XV de Piracicaba, Histórias em Quadrinhos e o Vocabulário Caipiracicabano baseado no livro “Arco, Tarco e Verva”. Fizemos uma oficina com a revista “Os 100 anos da Estação da Paulista” de Antônio Alleoni Corrêa de Godoy. Essa revista foi um presente do professor Adolpho Queiroz que muito nos alegrou com sua visita.”
Os alunos protagonistas produziram os cartazes, o mapa do Brasil, mostrando as variedades regionais e explicando sobre os conteúdos.
Nas outras áreas, foram abordados temas como: Consciência Negra; Aprendendo a Matemática com receitas culinárias; Maquetes e Atividades realizadas na disciplina de Práticas Experimentais (PEX). No laboratório de ciências, aconteceu uma exposição e apresentação sobre os cuidados com os olhos, bactérias, vírus e pH da água. E no encerramento houve um Concurso “Beleza Negra” e as devidas premiações.
Para a professora Andrea, “sem dúvida, foi um sábado de muito aprendizado, troca de informações e conhecimentos”. Igualmente feliz com a iniciativa, o diretor da unidade, prof. Diego de Godoy Evangelista, que dirige a escola desde o ano passado, igualmente agradeceu a colaboração dos professores, alunos, seus pais e moradores do bairro e da região, que visitaram a escola durante esta primeira feira Cultural, “e que venham as próximas, foi uma grande e importante experiência e vivência pra todos nós.”
ADOLPHO CARVALHO — Dentre outros materiais expostos, estava na biblioteca da escola o resultado de um trabalho conduzido pelos professores Aparecido Barbos e Vanessa Sepplfeld Reche, numa das disciplinas eletivas da instituição. Na ocasião, com apoio de alunos, eles construíram uma biografia inédita sobre o Patrono, o professor Adolpho Carvalho, que nasceu em Piracicaba em 8 de abril de 1822 e faleceu também em nossa cidade em 7 de janeiro de 1955.
Foi da primeira turma de professores da escola normal “Sud Menucci”, em 1900, tendo se especializado no ensino de idiomas, latim, português e inglês. Foi diretor da escola “Barão do Rio Branco”, docente na Esalq e destacado colaborador na imprensa local.