Caldeirão Político

TÁSSIA ESPEGO

Os críticos chamam de “dança das cadeiras”… E não é no Poder Legislativo, porque as eleições serão realizadas em outubro do ano que vem, o 2024 que se antecipa nos bastidores. Registra-se no Executivo, mas é mudança que o chefe (prefeito, governador ou presidente) faz, direito de cada um que detém o mandato. Hoje, o Diário Oficial do Município publica que a comunicadora Tássia Espego, de Rio Claro, assume a Secretaria de Governo da Administração Municipal e, assim, deixa a direção do Centro de Comunicação Social (CCS). Detalhe: o CCS é subordinado à Secretaria de Governo, onde conta com uma equipe firme e forte, e não faltam, à Tássia Espego, competência e dedicação, além da experiência que acumula ao longo de vários anos de profissão.

 

ZEZINHO – I

Zezinho Pereira (União Brasil), em discurso na 64ª Reunião Ordinária, afirmou que “aqui nesta Casa as pessoas são comprometidas com a cidade” e criticou posturas no sentido de se evitar o diálogo: “o que leva [algumas] pessoas a não procurarem o vereador para fazer alguma sugestão, para fazer alguns encaminhamentos?” O sempre lembrado Franco Montoro, líder políticos de várias décadas, afirmava, em 1970: “O monólogo afasta, o diálogo aproxima”.

 

ZEZINHO – II

Sobre postagens em redes sociais, ele disse: “não adianta eu ficar falando mal dos vereadores, eu tenho que olhar para dentro das minhas atitudes, das minhas ações. Eu não tenho nenhuma preocupação, eu chego em casa, deito e durmo porque tenho a consciência tranquila, de ter feito um trabalho aqui de acordo, realmente, com aquelas pessoas que mais precisam”. Zezinho, pelo jeito, vai no sono do presidente Lula (PT), porque defende políticas públicas em benefício dos mais necessitados. Algum erro nisso?

 

DISPOSIÇÃO

Como 2024 já chegou para os políticos, este idoso e cansado Capiau vai contanto dos bastidores das pré-candidaturas… E o ex-vereador Ronaldo Moschini (PSDB), como pré-candidato a uma vaga na Câmara Municipal, tem uma disposição que não esconde: está disposto em ser candidato, quer disputar as eleições e não perde tempo de, com os colegas de medicina, comentar de que é pré-candidato.

 

ZOINHO

No Partido dos Trabalhadores (PT), quem não esconde a disposição de se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal é o ex-metalúrgico Zoinho — já autorizou a não mais citar o nome, somente Zoinho — que, como pré-candidato, vai falando para os amigos, comentando sobre as vantagens para o Brasil de ter Lula como presidente. E, claro, citando seu apoio à pré-candidata a prefeita Professora Bebel (PT), lançada recentemente pelo Diretório Municipal.

 

VICENTINHO

Por outro lado, Zoinho também faz rima rica com Vicentinho, deputado federal pelo PT, que esteve visitando Piracicaba e deseja aumentar sua ligação com Piracicaba para 2026. Está ciente do trabalho de Zoinho — cuja amizade vem todos tempos dos metalúrgicos do ABC — e, por isso, tem várias ações em benefício de Piracicaba e Região, com a intermediação do amigo.

 

OSMIR

Já o pré-candidato a vereador e também a vice-prefeito — pelo jeito, vai entrar na disputa — José Osmir Bertazzoni (PCdoB) quer que a esquerda piracicabana seja despontada, de novo, em 2024. Já teve o PT na Prefeitura por duas vezes, com o professor José Machado, e contou sempre com o apoio do Partido Verde (PV, leia-se médico João Pauli). Osmir tem uma longa história de trabalho e dedicação ao servidor público, através do Sindicato dos Municipais.

 

DESAFIO — I

Hoje, os 200 quilômetros de asfalto em Piracicaba entram na mira efetiva do prefeito Luciano Almeida (PP), pré-candidato à reeleição. Está disposto, animado, e sabe lembrar que sempre disse que “não seria candidato à reeleição”. Mas, como as nuvens, a política altera-se de acordo com os ventos. Um desafio este Capiau, idoso e cansado, deixa ao prefeito Luciano: quando e como será a solução do cruzamento da avenida Laranjal Paulista e a Rodovia Cornélio Pires, chegada de Tietê em Piracicaba?

 

DESAFIO — II

Todos sabem — e quem depende desse cruzamento sofre demais — que o lado do Campestre teve loteamentos diversos, condomínios, chácaras também para lazer, e isso faz com que o movimento de carros aumente. Nesses últimos 20, a região cresceu, pontuando o ano de 2005, quando o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) assumiu a Administração Municipal. Cada política faz sua parte, e agora, Luciano, como fica o cruzamento da avenida Laranjal Paulista com a Rodovia Cornélio Pires?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima