Movimento – Salve a Boyes realiza evento cultural em grande ato, hoje

Praça da fábrica recebe atividades como pintura, dança e oficinas em programação gratuita para sensibilização da população; mutirão voluntário de plantio de árvores

Nove atrações estão confirmadas para o primeiro grande ato público do Movimento Salve a Boyes, que acontece neste sábado (11), na praça Dona Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, Centro. A programação tem início às 8h com mutirão voluntário de limpeza e plantio de espécies nativas com João Novaes, do Sítio Expansão Agroflorestal. O evento segue com música ao-vivo com Nivaldo Santos e outros músicos da cidade. Também haverá live paint com o artista gráfico João Ariozo, criador da página Peixe Pichado. Para as crianças está programada oficina de brincadeiras de rua e montagens referenciadas nos Bonecos de Elias. O objetivo é reunir a sociedade num contexto cultural e sensibilizar a população por meio da territorialidade no contato com a antiga fábrica têxtil, fundada pelo célebre e visionário Luiz de Queiroz. O encerramento acontece às 11h, quando haverá uma passeata até a Ponte Pênsil, finalizando no Largo dos Pescadores (veja programação completa e horários abaixo; a participação é gratuita).

 

A preocupação do movimento tem como foco discutir os reflexos do empreendimento imobiliário Boulevard Boyes, autorizado a derrubar parte das estruturas fabris e levantar os maiores arranha-céus de Piracicaba em zona de tombamento e de proteção ambiental. “O Movimento Salve a Boyes convida toda a sociedade a participar da programação cultural. Traga o seu cartaz, sua família, seu cachorro e venha conhecer de perto este importante patrimônio da cidade, que é a fábrica de tecidos Boyes, construída em 1873 por Luiz de Queiroz e que está sob o risco de ser demolida parte de seus prédios e dar lugar a um condomínio de alto padrão com quatro torres residenciais com mais de 90 metros de altura nas margens do rio. O empreendimento, caso aprovado, deverá alterar significativamente a paisagem e o ambiente. Vale destacar que não há nenhum prédio ou construção tão próxima à orla do rio Piracicaba”, diz o porta-voz do Salve a Boyes, João Ariozo.

“Em projeções feitas pelos arquitetos do Movimento, as torres poderão ser vistas e impactar negativamente de todos os pontos turísticos da cidade, como o Engenho Central, a Casa do Povoador, o Largo dos Pescadores, o Museu da Água, entre outros. “Portanto, neste sábado você e todas as famílias são nossos convidados para conhecerem de perto este local, o projeto e poder participar desta programação cultural que contará com músicos ao vivo, artistas plásticos pintando a céu aberto, grafite, estamparia artesanal, grupo de corpo e movimento e dança. Preparamos este momento para abrir diálogos”, complementa Ariozo. A recomendação da organização é levar água para beber, lanche e garrafas PETs para construção dos Bonecos de Elias.

PROGRAMAÇÃO

Ponto de encontro: praça da Boyes ‘Dona Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz’ (rua Luiz de Queiroz, 552, Centro)

8h – ABERTURA: convocação da sociedade civil; mutirão de limpeza e plantio com João Novaes (Sítio Expansão Agroflorestal)

8h30 – INÍCIO DAS OFICINAS: ‘Reviver o Elias’ – Oficina de Bonecos (contribua com garrafas plásticas para construir os bonecos guardiões do rio Piracicaba); ‘Desenhar e Pintar – Reviver o Paisagismo’ atividade com inspiração na paisagem local; ‘Estamparia Artesanal’ com a técnica de estampar com carimbo (traga sua camiseta ou compre uma no evento para pintar com a arte do Movimento); e ‘Se essa rua fosse minha’ para crianças com brincadeiras de rua

9h – Live paint com Peixe Pichado e Rodrigo Gomes (rua Benedicto Lúcio Maciel, via sem saída)

9h30 – MÚSICA AO-VIVO: Nivaldo Santos, Lara Pedroso, Tales Theodoro e Pedro Aranha

10h30 – GRUPO DE MOVIMENTO: Dante Moretti com atividade de bioenergética; Vivian Trivelin com o Coletivo Anônimos da Dança e o músico Pedro Aranha

11h – PASSEATA: o grupo e participantes seguem em caminhada, passando pela Ponte Pênsil e chega ao Largo dos Pescadores com som, intervenções artísticas, presença do ‘Mais Ciclovias Piracicaba’ e muito protesto

O que é o Movimento

O Movimento Salve a Boyes nasce com os objetivos de defender o patrimônio natural e histórico-cultural de Piracicaba, em especial do entorno do projeto Beira-Rio – em uma ligação um dos principais polos turísticos de Piracicaba, a Rua do Porto. Este complexo gastronômico e turístico concentra os principais equipamentos públicos e também privados tombados pelo órgão de proteção municipal, o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural). Mas, além desse conjunto, a região abriga o maior patrimônio municipal e que, historicamente, é a razão de Piracicaba existir: o rio Piracicaba.

Conforme definiu o antropólogo urbano francês Arlindo Stefani, que coordenou o trabalho de diagnóstico do projeto Beira-Rio, na gestão do então prefeito José Machado (PT), nós somos uma Cidade-Rio, pois ele atraiu a todos, indígenas ou povos primitivos, indústrias, sentido de cidade e civilização. O rio significa a própria alma de ser dos piracicabanos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima