Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (I)

Luiz Azal

Calma, caro eleitor. Não estou me referindo ao clássico de terror e suspense dos anos 2000. Esta é a resposta para todos aqueles que desejam se lançar como candidatos a vereador em 2024 e não sabem por onde começar ou o que fazer.

Para iniciar uma carreira política e concorrer a uma eleição, sua campanha será baseada em sua vida. Tudo o que você fez ao longo destes anos se torna capital político. Onde você morou, estudou, trabalhou, quem ajudou, qual religião frequenta, como é conhecido por todos, quem é a sua família? Tudo isso contribui para iniciar um planejamento de campanha, desde os conhecidos mais próximos até os mais distantes.

Antes de tudo, converse com a sua família: esposa, marido, filho, filha, e exponha para eles o seu desejo de ingressar na política e peça a opinião deles. Digo isso porque, depois de entrar no jogo, seus familiares também estarão envolvidos, queira você ou não. Quando você se torna uma pessoa pública, todos ao seu redor estarão sujeitos a críticas e elogios.

Como mapear os eleitores se você nunca disputou uma eleição? Coloque no papel todas as pessoas, sem exceção, desde os familiares (pai, mãe, esposa, esposo, irmão, irmã, cunhado, cunhada) até ex-colegas de escola do maternal. Todas essas pessoas que passaram por sua vida não só serão potenciais eleitores, mas também possíveis líderes, pois já conhecem sua história, sabem de sua trajetória e podem ser multiplicadores de seu nome e de suas propostas.

Após listar os nomes, leia e destaque os multiplicadores, como, por exemplo, pastor da igreja, líder de setor, líder comunitário, cabeleireiro, barbeiro, todos aqueles que reúnem pessoas e têm credibilidade para promover seu nome. Contate cada um deles e convença-os a apoiar seu projeto político. Essa é a hora de “vender o sonho”; é quase como um marketing de multinível. São esses líderes que irão conquistar a maior parte de seu eleitorado.

É importante também se qualificar, buscar informações sobre o papel de um vereador, visitar a Câmara de Vereadores e pesquisar sobre os vereadores eleitos. Fique atento, pois trarei mais artigos com dicas de estratégia eleitoral.

_______

Luiz Azal, especialista em Marketing Político e Eleitoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima