Com o tema Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e o subtema, Construindo um Brasil mais Inclusivo, os preparativos para a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência está a todo vapor. O evento, que será realizado no dia 16, das 8h30 às 13h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro, está com inscrições abertas até o dia 13/11, via link https://forms.gle/p2rGR6KfGZfAY1rM9.
A última conferência municipal foi realizada em 2021, quando a conferência nacional foi cancelada. Após a reativação do Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência, o Conade, novas conferências foram convocadas, com novo documento orientador.
A 8ª conferência contará com palestra sobre o tema e o subtema, discussão de novas propostas e análise das propostas feitas em 2021, onde foram trabalhados os eixos que incluem controle social, garantia de acesso às políticas públicas, financiamento, direito e acessibilidade e os desafios da comunicação universal. Toda a população está convidada a participar: pessoas com deficiência e seus familiares, autoridades, trabalhadores, prestadores de serviços, membros de conselhos do município, organizações da sociedade civil, entre outros.
“Contamos com a participação de todos, para que juntos possamos construir diretrizes que fortaleçam e ampliem os direitos das pessoas com deficiência, garantindo que a política pública seja eficaz quanto à inclusão e acessibilidade para que a pessoa com deficiência, antes de tudo, seja vista como cidadão de direitos”, comenta Elisangela Oliveira, coordenadora do Comdef.
A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada pelo Comde, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).