Garantir a segurança de seus colaboradores no ambiente de trabalho faz parte das responsabilidades constantes dos gestores de toda e qualquer empresa dos mais diversos setores de atuação. Para se ter ideia, em 2018 foram registrados cerca de 800 mil acidentes de trabalho no Brasil e segundo uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, anualmente são gastos 100 bilhões de reais com acidentes ocupacionais.
E essa preocupação está inserida na governança corporativa da Coop, tanto que, como confirmação do compromisso constante em garantir que sua equipe de colaboradores trabalhe em um ambiente seguro e saudável, além de solidificar ainda mais a sua reputação no segmento, a rede varejista acaba de receber a recertificação da ISO 45001.
Esta certificação é uma norma internacional que especifica requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, com orientação para sua utilização e possibilita que uma empresa otimize proativamente seu desempenho na prevenção de doenças e acidentes ocupacionais.
No início de outubro, foi realizada a auditoria externa pela Fundação Vanzolini, empresa reconhecida no mercado por sua alta qualidade nos processos e profissionais há mais de 50 anos. “A recertificação reconhece a Coop como uma empresa que se preocupa, promove e assegura a saúde, seja ela física ou mental de seus trabalhadores”, destaca Cláudia Roberta Saggiomo, coordenadora de Segurança do Trabalho.
COOPERADOS — Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, uma unidade de loja de conveniência em São Bernardo do Campo (Coop Aqui), um atacarejo em São José dos Campos (Meu Atacarejo) e 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.