Os 318 trabalhos estão expostos no Armazém 14, no Engenho Central, das 10h às 18h
A histórica edição de meio século do Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega ao fim neste fim de semana. Hoje (28) e amanhã (29), das 10h às 18h, são os últimos dias para poder visitar e dar muitas risadas no 50º Salão de Humor que está no Armazém 14, dentro do Parque do Engenho Central. A visitação é gratuita. O Salão de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). Nestes últimos dias de visitação, quem passar pelo Armazém 14 poderá participar gratuitamente de oficinas de desenho com o artista Erasmo Spadotto, no sábado, 28, e domingo, 29/10, das 14h às 17h.
Os números do 50º Salão de Humor, que passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial em 2023, são expressivos e superam a edição de 2022: são 318 trabalhos expostos, entre cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temático (Meia Idade), escultura, prêmio Unimed, que tem como tema saúde, produzidos por 175 artistas, de 30 países.
Compõem a mostra 62 caricaturas, 75 cartuns, 50 charges, 41 temáticos de saúde, 29 temáticos (50 anos: A Crise da Meia Idade), 44 tiras e 17 esculturas. Além de Brasil, tem obras de Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, China, Chipre Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irã, México, Polônia, Romênia, Tailândia, Uzbekistão, Venezuela, entre outros.
A edição da mostra principal no Armazém 14 ganhou um inédito layout, com uma montagem em que as obras estão dispostas de forma a tornar a visitação lúdica, agradável e divertida.
Do lado de fora do Armazém 14, outra novidade que marca esta edição: a escultura em homenagem aos 50 anos do Salão, inspirada no desenho do artista Zélio, considerado o Pai do Salão, que também dá forma ao troféu recebido pelos premiados.
Para o diretor do Salão, Junior Kadeshi, a sensação é de ‘missão cumprida’ já nestes últimos dias da 50ª edição. “É uma exposição linda, digna de um evento de 50 anos, resgatando a história do Salão, com paralelas espalhadas por Piracicaba e em outras cidades. Também tivemos ótimas oficinas e eventos que celebraram esta data tão especial. Agora é correr para pensar na 51º edição”.
O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, enfatiza que a 50ª edição está atual, engraçada e, ao mesmo tempo, com importantes reflexões sobre o Brasil e o mundo. “A visitação, com o novo layout, está agradável, com trabalhos de extrema qualidade técnica e ideias incríveis. É um ótimo passeio para o fim de semana com a família”.
SALÃOZINHO – O 21º Salãozinho de Humor de Piracicaba também será encerrado neste fim de semana e pode ser visitado também das 10h às 18h neste sábado, 28/10, e domingo, 29/10. Neste ano, o Salãozinho expõe 112 obras, 67 delas são de autoria de estudantes com idades entre 7 e 10 anos e as demais 45 foram produzidas por alunos de 11 a 14 anos.
DOCUMENTÁRIO – O meio século de existência do Salão Internacional de Humor de Piracicaba ganhou um documentário. A pré-estreia aconteceu na última segunda-feira, 25/10, e ainda está em cartaz no sábado, 28/10 e domingo, 29/10, às 14h e 18h, no Anfiteatro Henfil, no Armazém 14. O material também já está no Youtube: https://youtu.be/zbB2INd5iik?si=BR84pA0gfCXxLOO_.
TOUR VIRTUAL – Com o recurso tecnológico online Tour 360º, é possível visitar o 50ª edição do Salão sem sair de casa e com a sensação de estar dentro do Armazém 14. Para a visita virtual, basta acessar o site do Salão (salaointernacionaldehumor.com.br) e clicar no botão Faça o Tour 360º.
SERVIÇO – 50ª Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Visitação presencial até domingo, 29, das 10h às 18h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (Avenida Maurice Alain, 454). Entrada gratuita. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.