“Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo”. A reflexão feita pelo filósofo espanhol José Ortega y Gasset, capta com perfeição a urgência em despertar a atenção dos adultos do amanhã sobre a destinação correta dos resíduos.
E é justamente esse o objetivo do espetáculo teatral “Reciclagem Divertida”, que será apresentado entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, em escolas públicas de Piracicaba – SP. Realizadas pelo Grupo Teatro Sustentável, as 12 apresentações contam com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC), Ministério da Cultura e patrocínio da Caterpillar.
“No Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados! Essa realidade precisa mudar com urgência e as crianças são o segredo dessa transformação”, explica Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável.
O Teatro Sustentável, projeto que mescla elementos clássicos com o teatro moderno, concebeu espetáculos de 50 minutos de duração que, em vez de contar com efeitos visuais high tech, encantam com a beleza simples do criativo, transformando materiais do dia a dia em elementos cênicos únicos.
SINOPSE – O texto é de Renato Milan, que tem grande experiência em produções teatrais infantis e voltadas à conscientização. Interpretado por experientes atores, o enredo da história acompanha a jornada dos personagens dentro do incrível mundo da reciclagem.
Com figurino e cenário de Thales Cristóvão e direção de Renato Milan, as apresentações cativam principalmente crianças que nunca assistiram a uma produção teatral. Ao usar o lúdico do teatro como ferramenta de aprendizado, a peça “Reciclagem Divertida” busca ensinar crianças e jovens sobre a importância da coleta seletiva e do correto descarte de resíduos, incentivando o seu reaproveitamento e a reutilização.
O Teatro Sustentável tem como principais objetivos maravilhar, surpreender e transmitir uma história que ultrapassa a mera narrativa. Para alcançar tais metas, foi empregado uma grande dedicação na preparação do espetáculo.
“Nossa mensagem é, que quanto mais reciclarmos, menos lixo acaba em aterros e lixões. Ao encenar questões importantes por meio de uma abordagem lúdica, é possível alcançar um aprendizado e uma expressão artística ainda mais impactantes”, finaliza Renato Milan.