Com representantes das cinco cidades participantes, presença de Estevam Rodrigues, chefe de gabinete da Coronel Helena Reis, secretária estadual de Transportes; do atleta André Luiz de Oliveira, vice-campeão paraolímpico no revezamento 4×100 em Pequim-2008 e atual morador de São Pedro; atletas e acendimento da pira olímpica, aconteceu no último dia 6, a abertura oficial dos IV Mini Jogos Regionais, competição que vai reunir aproximadamente 350 atletas de São Pedro, Águas de São Pedro, Charqueada, Ipeúna e Santa Maria da Serra.
A cerimônia aconteceu no Ginásio Municipal Antonio Carlos Siloto Filho, o Bordadão, em São Pedro. As disputas serão nas modalidades basquete, beach tennis, tênis de mesa, futsal , vôlei de praia, futvôlei, corrida de rua, skate, xadrez, dama, futebol society, MTB, natação, tênis de quadra, vôlei, handebol e e-sports Fifa 2023.
Organizada pelas Prefeituras das cidades participantes, a competição foi retomada após anos sem ser realizada. “Esse tipo de evento desperta o entusiasmo e mostra o investimento no Esporte, que traz muitos benefícios, entre eles o resgate da autoestima”, disse o prefeito Thiago Silva.
O representante da Secretaria Estadual de Esportes disse que este tipo de evento agrada bastante os responsáveis pela pasta. “Ficamos muito contentes com este tipo de atividade. O esporte é muito mais que o jogo, significa inclusão também”, disse Rodrigues, que deu um recado aos atletas: “Treinem bastante. Para alcançar a excelência não há atalhos”.
Diego Pinheiro, prefeito de Ipeúna, parabenizou o prefeito Thiago Silva e sua equipe pela retomada dos jogos. “Independente dos resultados, vocês já são campeões”, disse aos atletas.
O espírito de união foi destacado pelo prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto. “Que o espírito esportivo seja o maior vencedor deste evento”, afirmou.
Vice-prefeito de Águas de São Pedro, Edison Xavier parabenizou o prefeito Thiago Silva pela volta da competição e destacou a interação promovida pelo evento. “Envolve os jovens, pais e professores”.
Para o secretário de Governo e coordenador de Esportes e Lazer de São Pedro, Claudinei Arruda, a noite foi especial. “Não medimos esforços para alcançarmos nosso objetivo e realizar este evento”, disse, destacando também que o esporte tem a capacidade de agregar, além de ser sinônimo de saúde.
JURAMENTO – Os atletas que integraram as delegações dos municípios fizeram o juramento do atleta, conduzido pelo atleta de São Pedro, Rafael do Nascimento Sousa.
A tocha olímpica foi conduzida em revezamento pelos atletas Américo Zaúde Júnior, de Águas de São Pedro; Felippe Rodrigues Silva, de Charqueada; Rhwany Stéfany Teixeira da Silva, de Ipeúna; Verônica Levorato, de Santa Maria da Serra e Cristiano Duarte Neto, de São Pedro, que fez o acendimento da pira.
A competição segue até o dia 22 de outubro e as partidas serão realizadas nas cidades participantes. As provas de basquete, beach tennis, vôlei de praia, futvôlei, corrida de rua e skate acontecem em São Pedro.
As partidas de tênis de mesa e futsal serão realizadas em Ipeúna; já as de xadrez,dama e futebol society em Charqueada; as de MTB, natação e tênis de quadra em Águas de São Pedro e as de voleibol e e-sports em Santa Maria da Serra.