Reunião aconteceu no último dia 3, de iniciativa da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua
A Câmara Municipal de Piracicaba, por iniciativa da vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, no requerimento 635/2023, conforme o decreto legislativo 23/2019 promoveu no último dia 3 a solenidade em celebração ao Dia Municipal da Agroecologia. A vereadora Professora Cimara Pereira (PV) coordenou os trabalhos da noite. O evento foi realizado nas dependências do salão nobre “Helly de Campos Melges”.
Na formação de personalidades compondo a mesa de honra dos trabalhos da noite, a vereadora em exercício, a Professora Cimara, que presidiu a solenidade, a titular da Sema (secretaria de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclídia Fioravanti, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Ademir de Lucas, e a representante do Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária), a engenheira Agrônoma Dileia dos Santos.
A vereadora em exercício, Professora Cimara Pereira fez a leitura de texto para destacar a importância da solenidade, nas homenagens da noite. E discorreu sobre segurança e agroecologia, onde Piracicaba tem avançado nestas pautas, com incentivos a produtores rurais, no fomento da agricultura familiar e agroecológica, mediante a disponibilização de máquinas e dispositivos, com a possibilidade de adquirir produtos com estímulo à produção ecológica.
A secretária municipal Nancy Thame relembrou das tratativas que teve para criar o Dia da Agroecologia, além de considerar o mandato coletivo na continuidade deste evento na Câmara. “O momento é de muita reflexão, nos levando a parar para pensar nisso tudo”, concluiu Nancy.
HOMENAGEADOS
CABE O MUNDO NA MINHA HORTA – Projeto foi criado pelas amigas Camila Xavier e Marina Pedroza, reconhece a importância que a educação ambiental e o contato com a natureza têm para o desenvolvimento infantil.
CASA DO HIP HOP DE PIRACICABA – A instituição desenvolve trabalhos voltados à juventude e à transformação social há mais de 20 anos, através de atividades culturais, educacionais, esportivas e recreativas para crianças, adolescentes e jovens prioritariamente.
FERNANDA PERUCHI – Engenheira florestal, é filha de agricultores familiares e morou na roça até os 14 anos, vivenciando os desafios enfrentados pela agricultura familiar. Apaixonou-se pela hidrologia e tornou-se mestre em hidráulica pela Universidade de Córdoba, na Espanha. Ingressou na secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde atuou na implantação de sistemas agroflorestais. Trabalha no Instituto de Pesquisas Ambientais.
JOÃO JOSÉ DE SOUZA (IN MEMORIAM) – Nasceu na Bahia, em 1932, mas iniciou sua trajetória no Paraná. João produzia sem o uso de defensivos, trabalhando no sistema familiar, com mutirões, preservando os costumes sertanejos. Em 1986 ajudou a fundar a Associação Comunitária Rural Alvorada – AGRA. Em 2008, a entidade se tornou Cooperacra, conseguindo capacitação aos produtores em parcerias com o Sebrae, Unicamp e Sesc, entre outras instituições.
MÁRCIO STANZIANI (IN MEMORIAM) – Nascido em 1958, o jornalista Márcio Stanziani chegou à Associação de Agricultura Orgânica – AAO em 1989 e foi secretário-executivo da associação por 10 anos. Foi um dos primeiros produtores da Feira do Produtor Orgânico e promoveu a Primeira Feira da Economia Solidária.
OLIVER HUMBERTO NAVES BLANCO – Nasceu em Minas Gerais e veio para São Paulo no início dos anos 90. Apaixonado pela terra desde a infância e pai de um filho. Oliver foi técnico de Desenvolvimento Agrário e conheceu o Movimento Social Sem Terra – MST, interessando-se na luta pela terra e a agroecologia. No projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), Oliver deu acompanhamento à implantação de 50 unidades de produção agroecológica. Foi pesquisador associado na Universidade Federal do Mato Grosso.
PROJETO TRITURA PIRA – O projeto é composto por integrantes de diversos projetos da sociedade civil e também conta com apoio de secretarias municipais. O grupo se articula desde 2021, e busca estabelecer processo e meios para destinar resíduos da arborização urbana para a cobertura do solo na agricultura.
SAVANA MARILU FERNANDES – É piracicabana e atua há 16 anos como Assistente Social e há 14 anos na Política de Assistência Social de Piracicaba, atendendo às pessoas em situação de rua e às famílias em situação de vulnerabilidade social. Savana trabalhou nos CRAS do município e foi coordenadora do Centro Pop.
SEMA – A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento tem o objetivo de desenvolver o setor agrícola de forma sustentável, por meio de ações, programas e políticas voltadas à produção agropecuária, à infraestrutura da zona rural, ao abastecimento e à preservação do meio ambiente.
SÍTIO EXPANSÃO AGROFLORESTAL – Fundada em 2020, a Expansão Agroflorestal é uma empresa de consultoria e produção agroflorestal cujo objetivo é capacitar agricultores, técnicos e estudantes para práticas agroecológicas aplicadas aos sistemas agroflorestais de produção.