Caldeirão Político

‘UMA BAGUNÇA’

A deputada estadual Professora Bebel – na foto, sendo entrevistada pelo jornalista Danilo Telles — reclamou o uso de voto impresso e da centralização dos eleitores no Ginásio Municipal durante a realização da eleição para o Conselho Tutelar, no domingo (1o). “Com todo respeito aos organizadores, estava uma bagunça”, disse.

 

CONSELHOS — I

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) informa que não procede a informação de que o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, quer anular parte das eleições para os Conselhos Tutelares. No domingo (1°), quando brasileiros foram às urnas para escolher seus representes ao Conselho Tutelar, três municípios – Uberlândia (MG), Rio Largo (AL) e Santana do Ipanema (AL) – decidiram realizar o pleito por meio de eleição indireta.

 

CONSELHOS — II

Ou seja, o povo, nessas regiões, não foi convocado a comparecer às urnas para votar e escolher seus conselheiros e conselheiras. Nestes casos, um colegiado é formado para decidir o pleito. Tal forma de votação contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Resolução 231 do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (Conanda).

 

CONSELHOS — III

Por isso, o ministro Silvio Almeida irá acionar a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público para garantir que os cidadãos e as cidadãs dos referidos municípios possam escolher democraticamente os conselheiros e conselheiras tutelares locais. O MDHC não compactua com desinformações e repudia toda e qualquer tentativa de disseminação de notícias falsas que tentem ludibriar a população brasileira, incitando-a a comportamentos antidemocráticos.

 

CONSELHOS — IV

A escolha do sistema de votação para as eleições é feita pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), organizador do processo eleitoral, como foi em Piracicaba. E a Prefeitura Municipal explica que “uma das razões foi a necessidade de fornecer um período mais extenso para o processo de inscrição, seleção e classificação dos candidatos para participar das eleições. Isso ocorreu devido ao fato de que, inicialmente, havia um número limitado de inscritos”.

 

CONSELHOS — V

“Diante dessa situação, a prorrogação do período de inscrições foi permitida para que mais candidatos se habilitassem a concorrer às vagas disponíveis. Assim, a escolha das urnas de lona como meio de votação, nesse contexto específico, proporcionou flexibilidade ao cronograma eleitoral”, explica a Prefeitura.

 

PARCERIA — I

A Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP) firmou uma parceria com a Mastercard no dia 27 de setembro para participação no City Possible – programa global de cidades liderado pela Mastercard, que busca apoiar os municípios para se tornarem mais eficientes, inclusivos e sustentáveis, estabelecendo um novo modelo de inovação urbana. A assinatura da parceria aconteceu durante o AMPPESP Fomenta, maior encontro de pequenos municípios do Brasil, em Águas de São Pedro, semana passada

 

PARCERIA — II

O presidente da AMPPESP, José Adinan Ortolan, destacou o potencial que essa parceria pode impulsionar. “Com a assinatura desse termo, todos os 509 municípios da AMPPESP estarão aptos a fazer parte dessa rede colaborativa da MasterCard e poderão se abrir para grandes iniciativas de Cidades Inteligentes não só no Brasil, mas em todo o Mundo.”, destacou Ortolan durante a cerimônia de assinatura.

 

MESÁRIO — I

Dia do Mesário da Justiça Eleitoral celebra a importância dessa colaboração para a democracia. Veja o perfil dos mesários de SP: a maioria são mulheres (71%), solteiros ou solteiras (51%), na faixa de 30 a 49 anos (64%) e com ensino superior completo (47%); conheça uma família de voluntários que trabalha no mesmo local de votação.

 

MESÁRIO — II

Para a realização das eleições, que garantem a nossa democracia, o trabalho dos mesários e mesárias é essencial. Como forma de celebrar a importância dessa contribuição para a sociedade foi criado o Dia do Mesário da Justiça Eleitoral, comemorado no dia 3 de outubro no Estado de São Paulo. Parabéns pela dedicação.

 

ENCONTRO POLITICO

O deputado estadual Alex Madureira (PL) reuniu sábado, num hotel da cidade, pré-candidatos a vereadores do PL, Republicanos, PDT, União Brasil, entre outros, para início do planejamento de 2024. O especialista em Marketing Político, Guga Fleury, fez palestra sobre características importantes a serem desenvolvidas no próximo ano aos interessados. Participaram de palestras sobre Direito Eleitoral e marcas de campanha os presidentes dos partidos envolvidos, Laércio Trevisan, PL; Rafael Boer, União Brasil; Max Pavanelo, PDT, e Vanderlei Giangrossi, Republicanos. Também participaram os vereadores Zezinho Pereira (União) e Cassio Fala Pira (PL), Paulo Henrique e Andreia Nelucci, dos Republicanos, além do ex-vereador José Pedro Leite da Silva. Guga Fleury reverenciou publicamente a presença do professor Adolpho Queiroz. Segundo ele, “com seus mais de 50 livros publicados, é uma referência nacional para o campo do marketing político.” Registrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima