Filme ofensivo

Tarcisio Angelo Mascarim

 

Alguns meses já se passaram, mas eu gostaria de externar minha opinião a respeito de um tema que gerou polêmica.

Não podemos silenciar com o lançamento do filme “A primeira tentação de Cristo”, exibido pela Netflix como “Especial de Natal’, pois ofende a fé católica e está sendo repudiada por todos que a têm.

Por isso, transmito aos nossos leitores a mensagem do Padre Clairton Alexandrino, Pároco da Catedral de Fortaleza, que diz que processará Netflix e Porta dos Fundos, publicada na Aleteia Brasil – Ancoradouro, em 18 de dezembro de 2019:

“‘Silenciar diante de ofensas como esta é o mesmo que se tornar cúmplice’.

O blog católico Ancoradouro, veiculado pelo jornal cearense O Povo, noticiou nesta segunda feira, 16, que o pe. Clairton Alexandrino, pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, declarou aos fiéis que participaram das Santas Missas deste domingo, 15, que processará o grupo Porta dos Fundos pelo delito vilipêndio à fé, tipificado no capítulo V da Constituição Federal e no artigo 208 do Código Penal brasileiro. O grupo é responsável pela produção ‘A primeira tentação de Cristo’, exibida pela Netflix como ‘especial de Natal’.

O pe. Clairton, que é advogado e doutor em Direito Canônico, afirmou sobre a sátira realizada pelos autodeclarados humoristas: ‘É uma ofensa gravíssima à fé de milhões de cristãos. O filme fez um verdadeiro deboche a Jesus, Nossa Senhora e ao esposo castíssimo de Maria, São José, a quem é dedicada esta Catedral’.

O sacerdote explicou, na sua conversa com o Blog Ancoradouro, que a liberdade de expressão não é um direito absoluto.

Em nome desse direito eu não posso vilipendiar a fé, debochar da fé ou pisar por cima da dignidade das pessoas, como tem acontecido ultimamente. Muitos destroem a fama, a honra das pessoas como se direito fosse. Este ataque à  fé cristã abre caminho para uma futura perseguição, cujos vestígios já começamos a vislumbrar. No mundo todo desponta uma certa hostilidade à fé cristã. Vemos igrejas incendiadas, sacerdotes sendo atacados, presos e assassinados. O terreno começa a se tornar um pouco propício para esta grande ofensa à fé cristã’.

O pároco ressalva que o cristianismo será sempre marcado pela cruz, mas isso não quer dizer que devamos aceitar calados o ataque contra Cristo e a fé: ‘A Cruz está no centro da vida do cristão porque esteve primeiro no centro da vida de Cristo. No entanto, precisamos olhar de frente e não nos acovardar. Precisamos defender a fé cristã, sem ódio e armas de violência, mas com aquele espírito e vigor evangélico que demonstra o zelo, o zelo pela casa do senhor, o mesmo zelo que moveu Jesus, que não aceitou a profanação do templo de Jerusalém e expulsou os vendilhões com a vara de chicote.

Firme, ele acrescenta: ‘Silenciar diante de ofensas como esta é o mesmo que se tornar cúmplice. Precisamos manifestar a nossa indignação ético-cristã contra esse filme debochado, depravado e desrespeitoso, que constitui uma verdadeira blasfêmia contra o cristianismo. Que Deus nos ajude nesta empreitada’.

Após a Missas deste domingo, o pe. Clairton conduziu na Catedral de Fortaleza um desagravo a Jesus e a Maria mediante a profissão do Credo e a oração do Pai-Nosso e da Ave-Maria. ”

Aí está a mensagem do pe. Clairton e apelo para que os patrocinadores deste filme não repitam o pecado e não patrocinem outros filmes deste tipo, ofensivo à fé católica.

_____

Tarcisio Angelo Mascarim, sócio e administrador da Mascarim & Mascarim Sociedade de Advogados (mais artigos no tarcisiomascarim.blogspot.com)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima