Com o objetivo de reforçar a linha do cuidado e promoção do envelhecimento ativo, o Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove a Semana do Idoso, com celebração aos 20 anos de Estatuto do Idoso. As ações acontecem entre os dias 1º e 06/10, com palestras, oficinas, rodas de conversa, atividades ao ar livre, cinema, entre outras atividades para pessoas idosas atendidas na rede socioassistencial e também público em geral, em vários pontos da cidade.
“Pensamos em uma programação, seguindo as diretrizes de promoção dos direitos fundamentais correspondentes ao respeito, cidadania e o enfrentamento de todas as formas de discriminação e violência contra a pessoa idosa. A proposta foi desenvolvida com a participação de diversos atores envolvidos em ações para a pessoa idosa”, explica Clóvis Misawa, presidente do Conselho Municipal do Idoso.
No dia 1º/10 – Dia Internacional do Idoso, acontece a abertura oficial da Semana do Idoso, às 9h, no Lar dos Velhinhos, com apresentação musical do grupo de pessoas idosas participantes do projeto Com Vivência.
Na segunda-feira, 2, a programação contará com oficina de ecologia Hortoterapia e roda de conversa Alimentos que Curam, no varejão do Santa Rosa; palestra Envelhecimento Ativo, no CCInter Algodoal; roda de conversa Direito do Idoso, no Centro Comunitário do Eldorado; oficina de estimulação neurocognitiva, com a terapeuta Lívia Baltieri, no Centro Dia do Idoso; meditação e exercícios físicos na Estação Idoso; ioga e meditação no Centro Social do Santo Antonio e Cine Pipoca na Paróquia Anhumas. Essas atividades serão realizadas com grupos de pessoas idosas atendidas pelos serviços já citados e também do projeto Com Vivência, realizado nos espaços públicos (varejão e Centro Comunitário). No dia 3, haverá atividades para os grupos do CCInter Itapuã e Bosques do Lenheiro.
No dia 4, terá oficina de Mandala para usuários do Centro Dia do Idoso e roda de conversa Envelhecimento Responsável, na Câmara Municipal, com mediação de Maria Aparecida Bertaia, assistente social e apoiadora na luta pelos direitos sociais e acesso aos direitos da pessoa idosa e a participação da nutricionista Andresa Nunez Garcia Mendes; a geriatra Mara Letícia Marani Munoz; a psicóloga Roberta Borges; das assistentes sociais Savana Fernandes e Elisangela Corte Real e da advogada Luana Bruzasco de Oliveira. O evento será aberto para a população.
Em sequência ao cronograma, no dia 5 ocorrerá oficina de música no varejão Santa Rosa; roda de conversa Convivência e Estreitamento de Vínculos Familiares, no CCInter Parque Piracicaba; roda de conversa Saúde na Terceira Idade, no CCInter Jaraguá e show musical com o cantor Luiz Ayrão, no Sesc Piracicaba (aberto para o público em geral). Para encerrar a programação, no dia 06/10, acontece o Show de Talentos na Estação Idoso.
A Semana do Idoso conta com apoio das unidades de CCInter, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Estação Idoso, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e pessoas idosas, Serviço de Proteção Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias – PEDI, projeto Com Vivência, Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília(Afascom), Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Lar Betel e Lar dos Velhinhos.