“Não poderia haver pessoa mais satisfeita, honrada e orgulhosa por agora se dizer piracicabana”, disse a nova detentora do Título de Cidadã Piracicabana, professora doutora Maria Helena Santini Campos Tavares. A honraria foi entregue em reunião solene promovida pela Câmara Municipal de Piracicaba, nesta quarta-feira (20), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, em atendimento ao decreto legislativo 17/2023, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (Podemos).
Maria Helena Santini Campos Tavares nasceu em Itu, São Paulo, no dia 21 de setembro de 1965. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 1986, ela se destacou na carreira como educadora e ocupa atualmente o cargo de vice-diretora acadêmica da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP).
Maria Helena tem uma carreira voltada para a área de Microbiologia, com especialização em Microbiologia Industrial e de Fermentação. Seu trabalho envolveu o tratamento de água e esgoto, análise microbiológica, saúde e água, com impacto positivo no meio ambiente e qualidade de vida. Ela possui mestrado em Ciências Biológicas pela Brock University, no Canadá, mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena).
Solenidade – A mesa de honra da solenidade foi composta pela vereadora Cimara Pereira (PV), a Professora Cimara. “É muito importante quando a gente reconhece a importância de uma pessoa tão querida”, afirmou. Para o diretor-executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), Renato Albuquerque Ferreira, a homenagem é um reconhecimento à colega de trabalho. “É uma realização por nossa parceria há 25 anos preparando jovens para o mercado”, colocou.
O autor da homenagem, que presidiu os trabalhos, vereador Thiago Ribeiro, exaltou a profissão do educador, pela qual ele disse ter o “máximo carinho, respeito e admiração”. “Para nós, é mais do que importante ter uma pessoa do seu gabarito, com a sua competência, agora com o título de cidadã piracicabana”, afirmou.
Ao receber o título, a homenageada disse que o sentimento de maior destaque no momento era a gratidão. “O sentido de cidadania para mim é coletivo e mais uma vez a gratidão de todos que estão participando da minha vida em Piracicaba. Se felicidade é feita de momentos, este é um deles”, salientou, ao lembrar que o título também pressupõe o compromisso com a cidade. “E, para poder superar as dificuldades e fazer com que a nossa Piracicaba consiga melhorar na educação, nas questões ambientais, a qualidade do nosso rio, vem a motivação para a pesquisa, para o ensino, para a extensão”. A professora avaliou que ainda há muito o que fazer pela cidade e ela conta com a ajuda de todos os que fazem parte da vida dela. “Fazer com que esta Piracicaba, que agora vocês dividem comigo, seja a Piracicaba que a gente adora, que desabroche em toda a sua beleza e plenitude”.