Procuradoria da Mulher – Dicionário de Frases Machistas: contribuições até próximo dia 30

Na busca por promover a igualdade de gênero e combater o machismo, a Procuradoria Especial da Mulher lançou recentemente o “Dicionário de Frases Machistas”. A iniciativa tem o objetivo de criar um recurso educacional que expõe e desafia as expressões prejudiciais e sexistas que perpetuam estereótipos e desigualdades de gênero.

A elaboração do dicionário foi proposta pelos gabinetes da vereadora licenciada Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo “A cidade é sua”, e da então vereadora Ana Pavão, que morreu no mês passado e cuja cadeira foi assumida pelo vereador Antonio Sérgio Rosa de Oliveira (PL), o Sérgio da Van. A Procuradoria atualmente é encabeçada pela vereadora Rai de Almeida (PT) e também composta pela vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos).

O dicionário aborda questões como o poder das palavras e o combate ao machismo, já que as palavras têm um poder significativo na construção de percepções e valores. Além disso, enaltece que frases machistas, mesmo quando aparentemente inofensivas, podem contribuir para a cultura da desigualdade de gênero e para a normalização de comportamentos prejudiciais. O “Dicionário de Frases Machistas” visa a conscientizar a sociedade sobre a importância de identificar e rejeitar tais expressões.

Desde o lançamento dessa iniciativa, o formulário criado para coletar exemplos de frases machistas recebeu como contribuições da comunidade cerca de 400 expressões. O prazo final para a participação é 30 de setembro. Para contribuir, basta acessar o formulário disponível neste link até 30 de setembro.

O objetivo é receber contribuições de qualquer pessoa da comunidade, sejam ativistas da causa feminista ou quem começa a entender as questões da igualdade de gênero, com a ideia de gerar reflexão e sensibilizar as pessoas sobre as frases e ditos populares arraigados à cultura, mas que acabam reforçando o machismo historicamente existente na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima