No próximo domingo (24), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) abre sua 32 ª Semana Cultural. Entre as atividades, estará o projeto “Arte Delas – Feira Criativa”. Das 9h às 17h, o público que visitar o campus da USP em Piracicaba, poderá conhecer o trabalho de artesãs piracicabanas, mulheres que chefiam suas famílias, buscam sua autonomia financeira e ainda encontraram na arte um modelo econômico de subsistência.
Na Esalq, a coordenação dessa atividade é do Gecop (Grupo de extensão em Carreira, Organizações e Pessoas), que junto com essas artistas desenvolve planos de ação para veicular e comercializar os produtos gerados pelas artesãs.
“Atuamos junto com as artesãs para promover a relação com grupos produtivos e o Poder Público municipal e seus agentes, bem como parceiros e patrocinadores, fortalecendo a ideia de cooperação institucional e interação progressiva e inclusiva entre o grupo e a comunidade”, destaca a professora Heliani Berlato, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq e coordenadora do Gecop.
O grupo reúne cerca de setenta mulheres e a exposição dos artesanatos estará aberta de 9h às 17h, em área próxima ao Museu Luiz de Queiroz. A visitação é gratuita.