Indicado ao Grammy – Diego Figueiredo apresenta turnê ‘A história do violão brasileiro’

Diego Figueiredo é um dos maiores instrumentistas no cenário mundial atual, sendo indicado ao Grammy Awards 2019 e premiado no Montreux Jazz Festival na Suíça. CRÉDITO: João Henrique Steffen

Renomado músico, com carreira internacional, ministra ainda workshop na EM ‘Joaquim Carlos Alexandrino de Souza’ e faz show especial no Lar dos Velhinhos

 

 

Diego Figueiredo, considerado gênio do violão e da guitarra e um dos maiores instrumentistas no cenário mundial atual – sendo indicado ao Grammy Awards 2019, na categoria de melhor arranjo – apresenta em Piracicaba (SP) a turnê “A história do violão brasileiro” com show gratuito hoje (20), às 19h, na Biblioteca Municipal. A agenda do músico na cidade está cheia: durante o dia, ele fará apresentação especial no Lar dos Velhinhos e workshop na EM “Joaquim Carlos Alexandrino de Souza”, compartilhando com os alunos suas técnicas e estilo que abriu as portas para o mundo.

Com 30 CDs e 3 DVDs lançados, além de shows em mais de 60 países, Diego Figueiredo apresenta a música instrumental brasileira, com foco na importância do violão, cronologicamente à história de seus grandes representantes como Dilermando Reis, Baden Powell, Luis Bonfá, Bola Sete, Paulinho Nogueira e Laurindo Almeida. O show traz ainda um repertório autoral de bossa nova, jazz e blues, e também músicas conhecidas do grande público, de mestres como Tom Jobim, Villa-Lobos e Vinicius de Moraes, além de obras clássicas do cancioneiro popular como Luiz Gonzaga.

Radicado nos EUA, o músico desembarca de uma turnê pela Groenlândia e Canadá direto para o show em Piracicaba, uma das cidades contempladas com o projeto “A história do violão brasileiro”. No palco, ele estará acompanhado dos renomados músicos Marcílio Garcetti (percussão) e Alexandre Martins (teclado).

Diego é reconhecido por sua maneira única de tocar, extremamente virtuosa, moderna e inovadora, unindo a música brasileira ao jazz. “A música instrumental brasileira é riquíssima e talvez seja nosso maior patrimônio. No exterior, é o gênero que mais nos representa, por isso, neste projeto, vamos priorizar a excelência musical oferecendo ao público um show de nível internacional, ressaltando a música instrumental em sua essência e mais alta relevância”, diz o músico.

O projeto “A história do violão brasileiro” tem como objetivo democratizar a música e a cultura, formar plateia, fomentar a música instrumental e construir perspectivas de ampliação e valorização do instrumentista brasileiro. Por isso, na quarta-feira (20/09), às 15h30, Diego realiza um workshop gratuito com os alunos da EM “Joaquim Carlos Alexandrino de Souza” (Rua Paulo Brunhs, 441 – Jardim Caxambu).

“No encontro vou abordar a história e o resgate do violão brasileiro, passando por todas as suas vertentes, e a importância do violão no cenário nacional como instrumento de socialização e desenvolvimento humano. Vamos discutir ainda o tema sobre ‘ser possível viver de música instrumental no Brasil’”, explica Diego Figueiredo.

No mesmo dia, às 14h, Diego e os músicos fazem uma apresentação especial no Lar dos Velhinhos de Piracicaba (avenida Torquato da Silva Leitão, 615). “Vamos levar um pouco de alegria e boa música para os idosos, que necessitam de todo carinho e atenção”, ressalta o músico.

Premiado pelo ProAC, com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal. A turnê contempla oito cidades do interior do estado de São Paulo: Franca, Ribeirão Preto, Campinas, São Joaquim da Barra, Piracicaba, Americana, Barretos e Brodowski.

 

SERVIÇO — Diego Figueiredo – Show ‘A história do violão brasileiro’. Hoje (20), às 19h. Local: Biblioteca Municipal (rua Saldanha Marinho, 333). Informações: (17) 3322-2955 ou 3322-2055. Nas redes:  https://www.diegofigueiredo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima