O vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou o papel das empresas na contratação de jovem aprendiz no Município. Ao ocupar a tribuna da Câmara, durante a 51ª Reunião Ordinária, na noite desta segunda-feira (18), o parlamentar expressou sua preocupação com a empregabilidade de quem tem até 24 anos e se enquadra na legislação para se beneficiar do programa de primeiro emprego.
“Quando alguém vai em busca de emprego, a primeira pergunta é ‘tem experiência?’, mas como exigir experiência se não abre oportunidade de primeiro emprego”, disse o parlamentar. Ele recordou que, recentemente, um evento discutiu o tema, envolvendo representantes da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), MP (Ministério Público), Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Formar e CIEE.
Pedro Kawai salientou, ainda, que dentre os jovens aprendizes contratados no País, cerca de 60% são de trabalhos administrativos. “Mas com a modernidade, a tecnologia, essas vagas vão diminuir, então esse assunto precisa ser discutido”, acrescentou, ao focar sua preocupação para as classes mais vulneráveis.
“Então, fica aqui o nosso registro, empresas, procurem sempre dar oportunidade a um jovem aprendiz”, concluiu Pedro Kawai, ao finalizar sua fala na tribuna da Câmara.