A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (14), na 50ª Reunião Ordinária, o requerimento 774/2023, da vereadora Rai de Almeida (PT), que solicita a suspensão do expediente da 56ª Reunião Ordinária, no dia 2 de setembro, para a participação do gestor de inovação, agente de desenvolvimento e governo digital Pedro Chamochumbi. Ele falará por até 30 minutos sobre o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia.
A vereadora argumenta que o município tem aprovado e regulamentado diversas leis relacionadas à ciência e tecnologia e que o fórum busca unir pessoas inseridas no mundo da tecnologia para buscar soluções para problemas sociais através de serviços e atividades à população.
Chamochumbi possui formação em tecnologia em biocombustíveis e experiência profissional de 15 anos no terceiro setor, como empreendedor socioambiental, além de ter fundado a startup CH4 Agroenergia, que foi reconhecida e premiada pelo Centro Paula Souza como o melhor projeto de startup da Região Metropolitana de Campinas, em 2014. Em 2016 foi co-fundador e gestor de inovação na Usina de Inovação Monte Alegre.
Segundo Rai de Almeida, que ocupou a tribuna da Câmara para argumentar o pedido de suspensão de expediente, a ideia é que a participação de Chamochumbi apresente o que fórum tem desenvolvido no debate para uma cidade mais moderna, de territórios inteligentes, inovadores e integrados e que melhore o atendimento ao cidadão.