João Salvador
Estudos indicam que cada um é o resultado e influenciado por cinco pessoas mais próximas, o que faz vingar a própria retórica de que semelhantes atraem semelhantes e que se subordina ao “Diga com quem andas que te direi quem és”. Portanto, muito cuidado para que ninguém o conheça por viver em um bando de invejosos, fofoqueiros, enganadores, bajuladores, mentirosos, ao invés de conviver com pessoas verdadeiras, dignas sinceras, leais, até mesmo para que você possa ter um representante quando não estiver presente.
A partir dessa premissa, quanto você vale? Quem dá mais pelos seus valores?! Em quanto você se estima que vale? E qual a estimativa dos outros a seu respeito? Mas o seu caráter e sua dignidade, não estão em leilão, no pregão da bolsa, como que se alguém pudesse dar um lance baixo ou alto. O importante é demonstrar que na sua “Bolsa de Valores”, suas ações, seus valores éticos e morais estão em alta, somente para as apostas e não para quem der mais.
Agora, se jogar e não der bingo, entenda que a vida é cheia graça, de atos com sorteios diários, verdadeiramente, uma roleta russa, pela solicitação da própria mente do “código fonte” do inconsciente. Ops, falar em “código fonte” parece não ser adequado ou uma boa expressão para o momento, porque relembra o judiciário, o da desconfiança, do possível manuseio eletrônico, ainda mais depois da frase sonora do “perdeu mané”!
O que aconteceu, ou o que irá acontecer, é relevante somente para quem tem a essência do bom aprendizado, de atitudes, do próprio sonho de consumo ou de um grande volume de conhecimentos. Honrar a origem é o que importa. Se suas “ações” estão em alta, não force ninguém a ser igual, que siga seu exemplo, se quiser. Ninguém é igual à sua aparência genética, sua personalidade, e, acima de tudo, na suas atitudes. Ao invés de tentar mudar as pessoas, gerencie melhor a sua vida, bem simples assim. Distribua franquias e seja um monopolista de suas pertinências. Seja um protagonista e não um coadjuvante.
Se desafie e madrugue com seus sonhos e põem-no em prática os seus planos, de seu projeto de vida, independentemente da aprovação da maioria, que muitas vezes desistiu ou ainda continua dormindo. Da vida nada se leva, tudo é deixado na esteira de um exemplar de sua vida, a melhor história. Nunca siga uma trajetória baseada em um falso orientador para que suas escolhas não sejam desastrosas. Fuja da rotina, siga as suas próprias atitudes, de acertos e erros, pois ninguém nunca vai assumir o que deu errado, a culpa será sempre sua. Seja o dono de sua própria versão, já que cada um é livre para escolher. Desobstruir os obstáculos, sempre, destruir os sonhos, jamais.
_____
João Salvador é biólogo