Celebração – Câmara entrega sete homenagens na solene do Dia do Farmacêutico

Gilmar Rotta relembrou o período em que atuou na Secretaria de Saúde. CRÉDITO: Rubens Cardia

 

 

Solenidade foi instituída na Casa em 2016, por meio de projeto do vereador Gilmar Rotta

 

Sete profissionais receberam da Câmara Municipal de Piracicaba o título de “Farmacêutico do Ano”, em reunião solene realizada nesta terça-feira (12), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. As homenagens foram entregues pelo vereador Gilmar Rotta (PP), autor do decreto legislativo 27/2016, que institui na Casa o Dia do Farmacêutico.

As homenagens foram concedidas a Clayton de Abreu, RT de oncologia e supervisor de serviço; Greison Willian Degaspari, da Farmavip do bairro Vila Sônia; Priscila de Oliveira Cinto, mestre em ciências farmacêuticas; Giovana Garcia de Araújo, que atuou em diversas drogarias; Thais Adriana do Carmo, que atua na área acadêmica; Mariluce Arthur Municelli, que atua em farmácia fitoterápica; e Suzerley Ribeiro de Souza Tasinafo, pós-graduada em diversos cursos na área.

O vereador Gilmar Rotta relembrou o período em que atuou na Secretaria Municipal de Saúde, na gestão do então titular da pasta, João Amaurício Pauli. “Aprendi a gostar da profissão dentro da Secretaria de Saúde. Em 2016, no meu primeiro mandato de vereador, conversei com a Luciana Canetto, e decidimos fazer essa homenagem na Câmara, com o apoio do CRF (Conselho Regional de Farmácia). Já estamos no oitavo ano e o nosso projeto para reconhecer os farmacêuticos foi adotado em várias cidades da região”, informou.

Após a entrega das homenagens, Thais Adriana do Carmo ocupou a tribuna para se pronunciar em nome dos colegas que receberam o título. “Tenho quase 40 anos de profissão e é muito gratificante ver essa homenagem. Escolhi aos 16 anos o curso de bioquímica. Descobri a possibilidade de trabalhar junto ao paciente, de ser um profissional de saúde voltado para o cuidado”, disse ela, que na década de 1990 iniciou sua trajetória acadêmica na Unimep e possui mais de 30 anos como docente. “Desde 1981 estou em uma profissão que só evolui”, completou.

O presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef, trouxe a evolução da profissão, que surgiu no século 2. Segundo ele, as atribuições da categoria eram as mesmas que a dos médicos nesse período, com as distinções a partir do século 10. A chegada do curso para a área no Brasil possui quase 185 anos. “Os farmacêuticos interferem diretamente na vida das pessoas e têm responsabilidades enormes”, disse.

A delegada regional adjunta da Seccional de Piracicaba do CRF (Conselho Regional de Fármácia), Rafaela Durrer Parolina de Carvalho, evocou o poeta Carlos Drummond de Andrade, farmacêutico de profissão. “Ele dizia: ‘farmacêuticos, em todos os tempos e lugares, trazem lições de amor às pessoas’.”

Já a delegada regional da Seccional de Piracicaba do CRF, Daniela Fernanda Masson Mattioli clamou para que a categoria se una no fortalecimento da profissão no país. “É trabalhar dia após dia, para que a população possa entender como o farmacêutico pode contribuir nos cuidados da saúde”, definiu.

O Dia do Farmacêutico é lembrado anualmente no contexto internacional em 25 de setembro, disse a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Luciana Canetto Fernandes. “Tem se falado tanto em humanização atualmente e o farmacêutico não está fora disso. A gente está vivendo uma nova era da profissão”, disse, ao reforçar que os farmacêuticos podem atuar em 134 áreas.

Também fizeram parte da mesa dos trabalhos na reunião solene o administrador do Hospital Unimed, Nilvaldo Cunha, e a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, Ana Raquel Passari Faggin de Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima