A busca por informações sobre a criação e implantação do jardim botânico no bairro Santa Rita motivou o requerimento 773/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), aprovado na noite desta segunda-feira (11). Inicialmente, o parlamentar pergunta ao Executivo “qual é a finalidade e objetivo por trás da implantação de um jardim botânico no bairro Santa Rita em Piracicaba?” e, na sequência, questiona como se deu o processo de consulta e envolvimento da comunidade local na decisão de implantar o espaço.
Ele ainda pergunta sobre a existência de estudos ou pesquisas de opinião que embasaram essa decisão e, igualmente, se há estudos relacionados a eventuais impactos no tráfego de veículos, estacionamento e segurança dos moradores do bairro.
“Quais medidas serão tomadas para garantir a preservação do caráter residencial do bairro Santa Rita, considerando a implantação de um jardim botânico? Existem planos de controle de ruído, iluminação adequada e horários de funcionamento que não interfiram na qualidade de vida dos moradores locais?”, pergunta Trevisan Jr. por meio do requerimento.
A propositura também indaga como se dará a gestão dos resíduos e controle de pragas no jardim botânico, se existem “estratégias sustentáveis e amigas do meio ambiente como compostagem e uso de produtos orgânicos” e, também, como se dará a seleção das plantas e espécies cultivadas e quais serão as medidas adotadas para garantir a conservação das mesmas.
O vereador também questiona se existem planos voltados à integração dos moradores do bairro às atividades e espaços do jardim botânico, à participação na gestão e tomada de decisões no espaço e se há a previsão de ofertas de programas e atividades educativas.
Laércio Trevisan Jr. ainda busca informações sobre como se dará o financiamento do jardim botânico, sobre a estimativa de custo para a sua implantação e manutenção, sobre o tamanho, infraestrutura do espaço e prazos para o seu funcionamento, sobre a existência de parcerias e apoios de órgãos e entidades públicas e privadas e, também, sobre os critérios para a contratação e seleção dos profissionais que irão lá trabalhar.
O requerimento, ao todo, traz 24 questões.