FEDERAL — I
O movimento pela federalização do campus Taquaral da Unimep inicia nesta quinta (14) coleta de assinaturas para abaixo-assinado que será entregue ao Ministério da Educação (MEC) e é um completo ao online, que pode ser assinado no link https://chng.it/vHcbzHWpd4, iniciado no último dia 29 de agosto.
FEDERAL — II
A coleta de assinaturas fisicamente será realizada das 9 às 14 horas, nas imediações do Poupa Tempo e, de acordo com a deputada estadual Professora Bebel (na foto, com o ministro da Educação, Camilo Santana) que vem participando ativamente das gestões junto ao governo federal pela instalação de um campus da UFSCar em Piracicaba, a ideia é de levar esse movimento para as diversas regiões da cidade. “Queremos que a cidade se engaje, respire essa intenção de termos uma universidade federal”, ressalta.
APOIO
Desde a entrevista coletiva sobre a possibilidade de instalar aqui um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), A Tribuna Piracicabana manifestou seu irrestrito apoio à campanha da deputada estadual Professora Bebel (PT), com a certeza de que a sua força política, com peso junto ao presidente Lula (PT), será o caminho certo para que Piracicaba tenha o campus da Taquaral da Unimep federalizado.
MOVIMENTO — I
Ontem, uma nota deste idoso e cansado Capiau sobre a possível participação de um filiado ao MDB — nesse caso, foi do MDB por longos anos — deu movimento na praça política, porque todos, a essa altura do campeonato, querem entender como ficará o novo secretariado do prefeito Luciano Almeida (PP). E estará no Executivo no ano que vem.
MOVIMENTO — II
Essa movimentação de ontem foi em torno do ex-candidato a deputado federal Fernando Favoreto, filiado ao MDB de Piracicaba por vários anos, e agora está no Podemos, partido do secretário Reinaldo Pousa, da Secretaria de Transportes Internos da Prefeitura (Semutri). Entre ontem (13) e hoje à noite, o entendimento acontece, ou não, dependendo das explicações que Favoreto pede. São os bastidores que correm solto com olhos e ouvidos em 2024.
MOVIMENTO — III
Cada um dos políticos e especialmente os pré-candidatos a prefeito em 2024 trabalham, a seu modo, uma estratégia de campanha. Em todos, porém, há uma marca concreta: o que vai acontecer no dia seguinte ninguém sabe e quem sabe não comenta ou está proibido de comentar. As acomodações, agora, são mais fortes visando quem vai ser vice de quem.
ROTATÓRIA
A nova rotatória na Avenida Luciano Guidotti, próxima à rua Gustavo Teixeira, já deu um bom comentário sobre a qualidade do serviço da atual administração. O próprio vereador Pedro Kawai (PSDB), durante entrevista ao Canal de Piracicaba, comentou que “ficou bem melhor”. A rotatória anterior foi dos tempos da administração do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) e alguma falha ocorreu por lá.
LEITE
Para o vereador Pedro Kawai, tucano histórico, o PSDB nacional tem tudo para se reorganizar, sob a liderança do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Apesar de não comentar o que ocorreu com o furacão João Dória, ex-governador do Estado de São Paulo, Kawai entende que a legenda tem estrutura, tem estudos sistemáticos sobre políticas públicas. Isso é bom.
ALCKMIN
Quanto à ida ao PSB do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que foi tucano também de muitas e muitas histórias sérias e conquistas, o vereador Pedro Kawai assinala que “tenho todo respeito ao político Geraldo Alckmin”, e que ele, Alckmin, fez toda diferença nas eleições de 2022.