Com a participação de escolas da rede municipal, estadual e privada, entidades, associações, Exército, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Rodoviária, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, o desfile teve como tema central a paz e cada instituição divulgou mensagens de conscientização e educação pela paz.
Um dos destaques do desfile foi a participação do 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado (28º BI Mec), de Campinas, com uma viatura Guarani, da família de veículos militares blindados e 30 militares.
Também participaram 45 atiradores do Tiro de Guerra de São Pedro (TG 02-091) e a Banda Percussiva da Secretaria da Cultura de Leme, com apresentações alusivas à data cívica, com seus 20 integrantes, conduzidos pela regente Camila Cecília Garcia.
As bandeiras do Brasil, de São Pedro e de todos os Estados brasileiros foram conduzidas por alunas da Escola Estadual José Abílio de Paula (JAP). Uma grande bandeira do Brasil também foi exibida com a ajuda de um guindaste na praça da matriz, ponto final do desfile e local do palanque das autoridades.
“Foi um desfile maravilhoso que destacou a paz. Celebramos a Independência do país e conquistas do nosso município. A Prefeitura não mede esforços para levar obras e investimentos para os quatro cantos da cidade. São obras importantes na área de saúde, infraestrutura, educação e habitação. Nosso compromisso é continuar trabalhando para São Pedro continuar a melhor cidade para se viver, morar e trabalhar”, disse o prefeito Thiago Silva.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Adilson de Jesus, o Branco, lembrou da importância de poder fazer este tipo de evento em um período pós-pandemia. “É um privilégio estarmos todos aqui celebrando a vida”, destacou. Ele também ciotu ações realizadas pela Administração Municipal. “Os olhos da Administração estão voltados para a população”, afirmou.
TRADIÇÃO – Além dos alunos das escolas de São Pedro e das forças de segurança, também participaram do desfile associações como o Flamengo de São Pedro, Clube do Fusca, grupos de motociclistas, ciclistas da Turma do Zé e os cavaleiros do Santanas Ranch e Kajuba, que desfilaram montados em cavalos e até em bois.