Alesp – Aprovada audiência pública na cidade pela instalação de campus da UFSCar

O requerimento de autoria da deputada Professora Bebel foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura. Crédito: Divulgação

 

A Comissão de Educação e Cultura da Alesp aprovou por unanimidade a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Piracicaba

Por iniciativa da segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou por unanimidade a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Piracicaba para implementar o Campus de uma Universidade Federal em Piracicaba. O requerimento propondo a realização da audiência pública é de autoria da deputada estadual Professora Bebel, que preside a Comissão de Educação e Cultura da Alesp,  e foi aprovado durante reunião na tarde de ontem (5).

De acordo com a deputada Professora Bebel, a data para a realização desta audiência que pretende mobilizar toda região será acertada posteriormente entre o Ministério da Educação, a Câmara de Vereadores de Piracicaba, através do mandato da vereadora Rai de Almeida (PT) e o seu mandato popular. “Temos que somar forças e cobrar do governo federal a instalação de uma universidade federal em Piracicaba. A nossa intenção é a extensão da UFSCAR em Piracicaba”, diz.

A deputada Professora Bebel tem feito diversas ações voltadas a garantir a instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no campus Taquaral da Unimep, que foi desativado pela Rede Metodista no início deste ano. Bebel tem defendido a tese que a desativação do campus Taquaral acabou reduzindo a possibilidade de os jovens, principalmente filhos da classe trabalhadora, abrangidos pelos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, possam ter acesso a universidade.

Diante disso, a deputada já fez solicitação diretamente ao próprio presidente Lula pela instalação de uma universidade, que também beneficiará estudantes de outras partes do país, assim como já levou o pedido ao ministro da Educação, Luiz Marinho. Também apresentou a reivindicação aos ministro do Trabalho, Luiz Marinho, assim como ao de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao vice-presidente da República, Geraldo Alkmin. Além disso, encabeça abaixo-assinado online pedindo a instalação da universidade federal na cidade.

No último dia 26, Bebel também teve aprovado no congresso estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores) moção dirigida ao governo federal pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba. Documento com a mesma reivindicação foi aprovado no XXVVII Congresso Estadual da Apeoesp, em Piracicaba, neste último domingo, 03 de setembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima