Orçamento Estadual – Vereadores apresentam demandas e miram RMP

Audiência pública regional da Alesp foi realizada na manhã de sábado, 2. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

 

Trevisan Jr. (PL) representou a Câmara; demais vereadores também apresentaram sugestões, com foco na regulamentação da Região Metropolitana de Piracicaba

 

A Câmara Municipal de Piracicaba promoveu no sábado (2) a audiência pública regional com apresentação de propostas ao Orçamento do Estado 2024, visando sugestões para a LOA (Lei Orçamentária Anual), que deve contar com uma arrecadação de aproximadamente R$ 307 bilhões. O deputado estadual Alex Madureira (PL) presidiu a sessão e o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) representou a Câmara. Também os vereadores Josef Borges (Solidariedade), Gilmar Rotta (PP), Rai de Almeida (PT), José Antonio Pereira, o Zezinho Pereira (União Brasil), e Cássio Luiz Barbosa, o Cássio Fala Pira (PL).

O deputado Alex Madureira iniciou suas considerações lembrando da última audiência ocorrida em Piracicaba, em 2019 e, agora, em 2023, no pós-pandemia, onde novamente conseguiu trazer o evento para a região.

Trevisan Jr. apontou reivindicações que passam pela construção da Arena de Esportes, na região central da cidade, especificamente no bairro São Dimas; UBS (Unidade Básica de Saúde) na região central, sendo que a unidade hoje existente no Jardim Europa é inadequada, dificultando a vida dos idosos; rotatória na avenida Pedro Morgante, entre o conjunto da Esalq até o Aeroporto, o que incluirá um universo de cinco mil pessoas; Delegacia da Mulher, sendo que a Câmara já recebeu projeto neste sentido, o que agora carece de verba para sua implementação; construção do quinto distrito policial em Santa Teresinha, em área já destinada para isso e, que contemplará mais de 60 mil pessoas da região; reforma do prédio da quarta companhia, localizada na rua Tiradentes, sendo que hoje a unidade está em funcionamento na avenida Paulo de Moraes; trevo para retorno de veículo, na região de Artemis, que está sob a responsabilidade da concessionária Eixo; melhoramento na pista Piracicaba-Anhembi, onde as obras de recapeamento estão paradas, e que os Agentes Penitenciários e de Escolta passem a ter a nomenclatura de Policial Penal.

O vereador Josef Borges (Solidariedade) defendeu as estradas vicinais da zona rural, especialmente duas, da região de Ártemis: Canal Torto e Paredão Vermelho, lembrando que são mais de oito mil pessoas na região que são afetadas na saúde, em decorrência da falta destas obras. O parlamentar também avalia que a Prefeitura, por intermédio da Sema (secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento) já apresentou projetos de pavimentação, compreendendo trecho de 12 quilômetros de estrada.

O vereador Gilmar Rotta (PP) também fez a defesa da zona rural, em melhoramentos extensivo a oito bairros. O parlamentar citou a região do bairro Nova Suíça, além do Canal Torto, onde devido ao transporte de cargas, os moradores às margens das estradas sofrem em decorrência da poeira. Gilmar também incluiu o Hospital Regional, administrado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que tem sido “um salvador de vidas”, mas carece de recursos do governo do Estado para se manter. O parlamentar também comentou sobre a Região Metropolitana de Piracicaba, da qual foi presidente por dois anos, sendo que até hoje não saiu a regulamentação. Rotta também pediu esforços para a Delegacia da Mulher, onde o município doou área para a sua instalação, devendo o Estado agilizar a construção.

A vereadora Rai de Almeida também apresentou reivindicações, que passam pelo reforço da saúde, no aumento da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), visando o fim da fila de espera por cirurgias a serem feitas, a exemplo de 135 casos de próstata, onde tem pessoas há mais de dois anos aguardando na fila. “Que se priorize as cirurgias”, ressaltou a parlamentar, lembrando que R$ 540 mil acabaria com esta demora.

Rai também comentou sobre o Hospital Regional em Piracicaba, que teria condições de comportar o Hospital da Mulher, considerando que a mulher representa mais de 50% da população brasileira. Sobre a DDM (Delegacia da Mulher em Piracicaba), a parlamentar pediu que para além da sua efetivação, é preciso que este serviço seja disponibilizado nas 24 horas. Rai ainda falou que no orçamento do Tribunal de Justiça seria preciso garantir recursos para o atendimento às mulheres em situação de violência. E, defendeu a instalação de bibliotecas e bibliotecários nas escolas públicas em Piracicaba. “A leitura salva vidas”, concluiu a parlamentar na defesa de espaços de leituras como melhor forma de garantir o processo educacional.

O deputado Alex Madureira finalizou o evento ratificando as reivindicações apresentadas pelas cidades, a exemplo do prédio do Fórum em Cordeirópolis, Delegacia da Mulher em Piracicaba, melhorias na SP 304, que passam pela colocação de dispositivos na altura do Posto Bigaton e no Parque Piracicaba (Balbo), retomada de obras na rodovia Piracicaba-Anhembi, Programa do Bom Prato em Piracicaba, obras na região de Ártemis, Hospital Regional com atendimento na sua capacidade total, reforço no atendimento de saúde, com foco na DRS 10 (Departamento Regional de Saúde), para cirurgias específicas, possibilidade do Hospital Ilumina, no atendimento da saúde da mulher e, outras ações que possam ser refletidas na peça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima